Turismo Vale do Taquari Destaques

Mais um passo rumo à consolidação do Trem dos Vales

O coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, esteve em Brasília nesta semana buscando novos resultados para consolidar o projeto e tornar o trem um atrativo definitivo na região. Na terça-feira (24), Fontana participou de reunião com o Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, juntamente com o Prefeito de Estrela, Elmar Schneider e demais lideranças.

Entrega do Projeto Executivo do Trem dos Vales ao Ministro

O encontro abordou os impactos econômicos, sociais e culturais que a permanência do projeto pode trazer à região. Dados da edição 2020 mostraram que mais de 60% dos passageiros transportados em 2020 eram de outras regiões, e que os empreendedores das cidades ao redor do trajeto perceberam incremento nos negócios nas datas em que o passeio foi realizado.

A busca pelo apoio do governo federal é a principal motivação das agendas na capital federal. Rafael explica que várias etapas precisam ser vencidas até que a presença do trem na região seja definitiva no trecho entre Estrela e Guaporé, sendo este mais um passo de uma longa caminhada.

Segundo Fontana, um dos objetivos principais é consolidar o funcionamento do trem entre Muçum e Guaporé, logística facilitada pelo fato de haver passagem do trem de carga no local somente à noite. Outra etapa é concretizar um passeio entre Colinas e Muçum, passando por Roca Sales.

Fontana faz a entrega de produtos locais ao Ministro

A terceira etapa trata sobre a restauração dos trilhos entre Colinas e até o Porto de Estrela, demanda apresentada ao Ministro através do projeto executivo. O investimento está orçado em R$ 7 milhões e a expectativa é que a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), inicie o processo com recursos próprios de uma parcela da movimentação que ocorre com os passeios. Conforme o Coordenador do Trem dos Vales, depois de iniciar a obra será possível buscar outros investidores que possam completar o valor.

Lorenzoni confirmou apoio ao projeto e deverá manter contato com a Rumo Logística para garantir o desenvolvimento das ações projetadas. Fontana ainda aproveitou o momento para convidar o Ministro para os passeios que acontecem pela Ferrovia do Trigo a partir do final do ano. Mais de 20 mil ingressos já foram comercializados por meio das agências de turismo.