Alimentos Destaques Lajeado

Mais uma empresa fiscalizada pelo Serviço de Inspeção Municipal de Lajeado adere ao SUSAF

Mais uma empresa fiscalizada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) de Lajeado, obteve adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF). É o caso da empresa Cultiv Alimentos, que atua no beneficiamento de pescado e produtos de pescado, produzindo bolinhos de tilápia empanados congelados. Agora a empresa poderá realizar a comercialização de seus produtos em todo estado do RS.
A Implantação do SUSAF permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à SEAPDR dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização. Em Lajeado, isso já ocorre desde 26/12/2016.
O SIM de Lajeado atualmente é coordenado pela médica veterinária Paula Luciana Kern, contando com uma equipe de mais quatro médicas veterinárias, dois agentes de inspeção e uma agente administrativa, que trabalham na fiscalização e inspeção de todo processo produtivo de produtos de origem animal junto às empresas.