Saúde RSS Colinas

Mandalas são confeccionadas em Oficina Terapêutica

13 mulheres participaram da atividade (Foto: Divulgação)
13 mulheres participaram da atividade (Foto: Divulgação)

Treze mulheres reuniram-se no dia 14 de julho, em mais um encontro da oficina terapêutica. Realizada no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS), a atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Habitação. Na oportunidade, as participantes confeccionaram mandalas, objeto de decoração que podem usar para enfeitar quartos ou salas. Após pronto, o utensílio foi levado para casa pelas mulheres.

A iniciativa contou com a presença das agentes comunitárias de saúde Karla Bunecker, Marly da Silva e Silvia Patricia Santos da Costa. A colaborada Dionéia Ester Grave coordenou a tarde. O objetivo é oferecer um momento de troca de experiências, melhorar a integração grupal, estimular as habilidades manuais e ainda incentivar a geração de renda para os interessados.

A oficina ocorre mensalmente, sempre nas segundas quintas-feiras, das 13h30min às 16h30min. O próximo encontro ocorre dia 11 de agosto, com tema a ser definido.

Saiba mais
Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente, a mandala é o símbolo da integração e da harmonia. É uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra). A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Colinas