RSS Rural - Agricultura Destaques Teutônia

Manejo de Solos será tema de Fórum em Teutônia

O evento contará com diversas palestras e painéis discutindo temas como atributos químicos, fertilidade do solo, perdas por erosão, impactos ambientais e práticas conservacionistas (Foto: Divulgação)
O evento contará com diversas palestras e painéis discutindo temas como atributos químicos, fertilidade do solo, perdas por erosão, impactos ambientais e práticas conservacionistas (Foto: Divulgação)

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat) e a Emater/RS-Ascar programam para a próxima quinta-feira (10), no auditório do Colégio Teutônia, em Teutônia, o 2º Fórum de Manejo de Solos. O objetivo do evento, que tem o início previsto para as 9h, é discutir e apontar caminhos para o manejo dos solos, melhorando a sua conservação e fertilidade e mantendo este recurso vivo para a garantia de uma maior produtividade.

Parte do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Governo do Estado, que visa incentivar, fomentar e coordenar ações para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água, o Fórum busca criar, em parceria com os municípios e produtores da região, ferramentas para a aplicação prática destas ações.

“Neste caso, as entidades envolvidas neste debate perceberam a necessidade de ampliar a discussão, uma vez que, para muitos agricultores, os cuidados com o solo podem passar despercebidos, gerando, inclusive, redução de produtividade”, salienta o presidente da Aseat e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Diego de Oliveira. “A intenção é discutir caminhos para o manejo, mas também apontar encaminhamentos a partir de políticas públicas locais que possam estimular as práticas conservacionistas”, comenta.

Apoiado pelo Colégio Teutônia e com patrocínio das cooperativas Sicredi e Languiru, o evento contará com diversas palestras e painéis discutindo temas como atributos químicos, fertilidade do solo, perdas por erosão, impactos ambientais e práticas conservacionistas. Na ocasião estarão presentes painelistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Embrapa Trigo, com mediação de integrantes da Aseat. Mais informações sobre o Fórum podem ser obtidas pelo telefone (51) 99841-0680.

Programação
09h – Inscrições
09h30 – Abertura
10h – Painel “Atributos químicos, fertilidade do solo, as perdas por erosão e seus impactos para o agricultor e para o meio ambiente” – Mediação: Aseat
Palestra 1 – Manejo da fertilidade do solo – Ministrada pelo doutor em Ciência do Solo e professor da Ufrgs Tales Tiecher
Palestra 2 – Erosão, perdas de solo e água e impactos ambientais – Ministrada pela doutora em Ciências do Solo Cláudia Barros (integrante do grupo de pesquisa e monitoramento da microbacia hidrográfica de Arvorezinha)
12h – Almoço
13h30 – Palestra – Práticas conservacionistas – Ministrada pelo pesquisador da Embrapa Trigo José Eloir Denardin
15h – Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água: o que fazer?
15h30 – Encaminhamentos
16h – Encerramento

Texto: Ascom Emater