RS RSS Rural Mato Leitão

Máquinas atendem pedidos de produtores na silagem

Em 2017, 166 produtores foram atendidos pelas máquinas no fechamento de silos (Foto: Divulgação)

O setor primário é uma das bases da economia e, por isso, recebe uma atenção especial da administração de Mato Leitão. Diariamente, máquinas da Patrulha Agrícola realizam os mais diversos serviços nas propriedades auxiliando pequenos agricultores nas mais diversas culturas.

Um dos trabalhos envolve a produção de silagem usada na alimentação de bovinos. A produção de leite, por exemplo, é a segunda principal atividade agrícola do município atrás somente da suinocultura. Como forma de incentivo, a Prefeitura oferece até duas horas de máquinas na propriedade, cabendo ao agricultor pagar somente a taxa de locomoção do equipamento, atualmente R$ 33,86.

No ano passado, de acordo com controle da Secretaria de Obras, 166 produtores foram atendidos pelas máquinas no fechamento de silos, nas mais diversas localidades. “O serviço não para. A todo instante recebemos pedidos. Sabemos a importância do setor e não medimos esforços para atender as solicitações”, disse João Carlos Machry.

O secretário da Agricultura ressalta numa nova característica no setor primário local. “Percebi que os produtores estão buscando a mecanização. A todo instante recebemos pedidos para limpeza e drenagem de áreas para uso de tratores e outras máquinas”, destacou.

Serviços

Escavação, açudagem, enterro de animais, destocamento, acessos nas propriedades, transporte calcário, remoção de pedras, drenagem, colocação de canos, entre outros.

Texto: Ascom Mato Leitão