Meio Ambiente Destaques Estrela

Meio Ambiente contará com assessoria jurídica especializada

Contratação de Luciana Turatti, doutora especializada em direito e legislação ambiental deve facilitar demandas do agronegócio e empreendimentos empresariais no caminho do crescimento e desenvolvimento com responsabilidade que o Governo de Estrela busca

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), reforçou uma das áreas mais importantes e atuantes de uma administração pública: o meio ambiente. O referido departamento da Sedis passará a contar, a partir da próxima semana, com os serviços prestados pela doutora especializada em direito e legislação ambiental, Luciana Turatti, com mais de duas décadas de atuação exclusiva na área e Pós-doutora em Direito pela Universidade de Sevilha, Espanha. Na visão do prefeito Elmar Schneider, não apenas o setor, mas Estrela ganha em experiência como também em agilidade e segurança, o que vai refletir nas demandas internas e junto à comunidade, inclusive do agronegócio e empresarial que estão franco desenvolvimento no município.

Professora na graduação, mestrado e doutorado da Universidade do Vale do Taquari na referida área, Luciana Turatti irá dar suporte interno ao departamento municipal em questões que envolvem a legislação jurídica e ambiental na análise de processos, autos de infração, atualização de legislações e na relação com o Ministério Público e as demandas do mesmo. Há mais de 20 anos com atuação exclusiva na área ambiental, teve seu início de carreira justamente em Estrela. “Fui diretora do Departamento do Meio Ambiente aqui em Estrela. Depois prestei consultoria ambiental para vários municípios pelo Univates; fiz perícias, atuei também junto ao Ministério Público, além de ser professora da área, onde se dá toda a minha caminhada”, explica ela, ao citar áreas de Políticas Públicas Ambientais em temas como cidadania, recursos hídricos, governança, meio ambiente, resíduos, agroecologia, saberes locais, descolonização dos saberes e responsabilidade ambiental. “Por isso acredito que eu possa colaborar e muito para com a demanda do município neste campo, que cada vez é mais presente, urgente, necessária e por isso importante”, pontua ela, também pesquisadora do grupo de pesquisas Práticas Ambientais, Comunicação, Educação e Cidadania (CNPq).

Esforço

O prefeito Elmar Schneider, que pouco antes de embarcar para Brasília onde cumpre agenda de compromissos, fez a recepção informal à nova contratada. “Sua experiência é fantástica. Basta apenas ver o papel protagonista que você cumpre para com a educação regional e educacional nesta área como professora de três níveis superiores na Univates”, iniciou. “Esse conhecimento, essa identificação da doutora Luciana Turatti para com a área da legislação ambiental, tão importante nos atuais dias para quem busca o desenvolvimento responsável, como se faz em Estrela, vai facilitar o suporte interno de nossa equipe, vão refletir nos trâmites recorrentes e nos processos em andamento, e consequente na demanda de quem necessita destes serviços, algo que não para de crescer”, afirma. “Vai nos ajudar nos gargalos existentes hoje, não somente na área ambiental, mas também junto ao agronegócio, do pequeno ao grande produtor; e junto aos empreendimentos empresariais. No Brasil, por causa da complexidade do tema, o empresário teme e muitas vezes foge do meio ambiente. Em Estrela estamos nos esforçando para fazer o caminho inverso e sem obstáculos”, conclui.

Progresso contínuo

Para a diretora do departamento do Meio Ambiente, Tanara Schmidt, acima de tudo uma segurança interna. “O município busca a reestruturação de seus processos ambientais; quer melhor avaliar sua legislação ambiental, uma das áreas mais delicadas de uma Administração Pública, e dar mais agilidade a estes processos. Se cumprir bem com estas exigências pode ser protagonista de grandes empreendimentos, ser fonte de desenvolvimento, contribuindo para o progresso contínuo tendo como missão desenvolver políticas públicas de proteção ao meio ambiente, e por isso busca este serviço especializado”, detalha.

Texto: Rodrigo Angeli

fotos: Pablo Reis