Rural - Agricultura Destaques Estrela

Meio Ambiente licencia aviários com capacidade para 130 mil aves

Eidelwein (esq.) entregou a licença para o produtor Paulo Zart e esposa, junto com o presidente do STR, Rogério Heemann (dir.)

Licença de Operação foi entregue aos empreendedores durante a Festa do Colono e Motorista, nesta quinta-feira

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, emitiu Licença de Operação (LO) para empreendimento rural que vai aumentar a produção de aves no município. Durante a Festa do Colono e Motorista, realizada nesta quinta-feira (25.07), Paulo José Zart recebeu licença para três aviários, que juntos têm área construída de 5.990 metros quadrados. O empreendimento, em Arroio do Ouro, envolve também Alfredo e Adriano Zart. A entrega foi feita pelo secretário Hilário Eidelwein.

Segundo ele, as três unidades, totalmente automatizadas pelo sistema Darck House, têm capacidade de produzir 130 mil aves. “Considerando uma média de oito lotes por ano, a produção anual deve chegar a 1 milhão e 40 mil frangos”, diz o secretário. Conforme Eidelwein, a Secretaria do Meio Ambiente tem atuado no sentido de atender com eficiência os empreendedores para não atrasar o início de suas atividades. “Temos priorizado os novos empreendimentos para que, no menor prazo possível, possam trabalhar”, frisa.

A Licença de Operação, de acordo com o secretário, estabelece condições em relação à preservação ambiental, como a construção, armazenamento e tratamento dos dejetos e resíduos, entre outras. Eidelwein salienta que a secretaria emite uma licença única por atividade (avicultura, suinocultura, produção de leite), mas que a intenção é, futuramente, licenciar a propriedade como um todo, agilizando ainda mais os processos. A LO tem validade por um período de cinco anos.

 

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela