Meio Ambiente RS RSS Estrela

Meio Ambiente recolherá lâmpadas e material eletrônico no Indústrias

Eletrônicos pós consumo serão recolhidos no Bairro das Indústrias (Foto: Paulo Ricardo Schneider/Arquivo)

A Secretaria do Meio Ambiente de Estrela, juntamente com a Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, fará o recolhimento de lâmpadas e material eletrônico pós-consumo no Bairro das Indústrias. A atividade será realizada neste sábado, dia 29 de setembro, das 8h30min às 11h30min, na sede da Associação de Moradores (Ambi), localizada na Rua Henrique Uebel, 1045. Esta ação dá início à programação da XXV Semana Interamericana, XVIII Semana Estadual da Água e Semana Municipal da Água de Estrela, que se estenderá até 5 de outubro.

O objetivo da iniciativa deste sábado é dar destino correto aos materiais, evitando danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, levar informações sobre educação ambiental aos moradores. Equipamentos como computadores, celulares e eletrodomésticos, entre outros, são considerados lixo eletrônico. Em relação às lâmpadas, cada pessoa poderá entregar até cinco unidades, devendo informar seu CPF. A ação conta com apoio das empresas parceiras – Recilux e Adonai – do Lions Clube e secretarias municipais. Na ocasião haverá também distribuição de mudas e aplicação de hormônio e carrapaticida em cães.

A programação da Semana Municipal da Água segue com visita orientada no Parque Municipal da Lagoa, para alunos 6º ano do Colégio Santo Antônio, agendada para o dia 2 de outubro (terça-feira), às 9h. Já os agentes mirins de Educação Ambiental da Emef Odilo Afonso Thomé visitam o Horto Florestal no dia 4 de outubro (quinta-feira) às 9h. A Semana da Água se encerra no dia 5 de outubro (sexta-feira), com atividade lúdica na Escadaria, às 9h, para estudantes do 5º ano da Escola Estadual 20 de Maio.

Segundo a coordenadora da Sala Verde, Regiane Mallmann, é preciso sempre ressaltar a importância dos recursos hídricos, principalmente porque a região é banhada pelo Rio Taquari, que pertence à Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. “A comunidade precisa se voltar para a questão ambiental de preservação, especialmente quanto ao consumo consciente e economia de água”, alerta.

Texto: Ascom Estrela