Obras Estrela

Melhorias nas vias do interior de Estrela favorecem muitos

Mutirão nas estradas estrelenses segue pela Linha Geraldo. Obras favorecem produtores, transportadores e moradores

Mutirão Obras estradas do interior – Linha Geraldo – crédito André Silva

A volta do tempo firme, na quarta-feira (27), permitiu às equipes da Secretaria de Obras Públicas de Estrela retomarem os serviços de recuperação e melhorias nas estradas do interior do município. O mutirão, que iniciou na semana passada, não teve continuidade nos dois primeiros dias desta em razão das chuvas, mas ontem prosseguiu pela Linha Geraldo, dando continuidade ao roteiro predefinido que ao todo irá atender vias e acessos em 13 localidades do interior do município, beneficiando moradores, agricultores e transportadores.

Os trabalhos irão sempre se concentrar em apenas uma das comunidades do cronograma. O mutirão, que iniciou pela Linha Wolf, seguirão pela Linha Geraldo nesta quinta-feira (28). Um dos trechos é o que fica em frente à propriedade de seu Adail Leonhardt (58). O agricultor, que mora desde que nasceu na comunidade, comemora a iniciativa. “Quando chove a estrada fica castigada demais pelos buracos. Quando o tempo é seco, tem o pó. Prejudica a todos. Tanto moradores e agricultores como eu, como também a quem faz este caminho para trabalhar. Que bom que o município está fazendo este trabalho”, diz. O agricultor vai além. “Produzo leite, soja, milho. A cada dois dias o leite é recolhido por caminhões, que utilizam muita esta estrada. Dentro de um mês a soja também vai começar a ser colhida. E tem aqueles que cada vez mais escolhem o interior para vir morar, mas precisam ir todos os dias até a cidade para trabalhar”, relata.

Se o tempo colaborar e trabalho seguir o ritmo acelerado, o mutirão poderá chegar a Costão nesta sexta-feira (01). Com a parada do Carnaval, as obras serão retomadas na quarta-feira à tarde. O roteiro prossegue pelas comunidades de São José, Lenz, Winck, Novo Paraíso, São Jacó, Porongos, Glória, Santa Rita, Delfina/São Luiz e Arroio do Ouro, além de acessos e pequenas vias paralelas.

O mutirão, coordenado pela Secretaria de Obras com apoio da Secretaria de Agricultura e das duas capatazias (Costão e Delfina), contará por mais de duas semanas com até 20 profissionais envolvidos no comando de mais de 15 máquinas, como patrolas e retroescavadeiras. O investimento inicial previsto pela ação chega a R$ 160 mil, com a colocação de quase 400 cargas de brita/saibro e serviços que, além da aplicação dos materiais, englobarão a limpeza das valetas, roçadas, nivelamentos e patrolamentos. O objetivo é melhorar a trafegabilidade das vias de uma maneira geral passado o período de fortes chuvas de verão e de movimento intenso nas granjas e lavouras em torno, especialmente, das criações de frangos e suínos, a produção de leite como também sementes em geral, como milho e soja.

 

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela