Iniciativa Destaques Estrela

Memórias das pessoas de Estrela são valorizadas e eternizadas

Solenidade marcou a inauguração de espaço que pretende registrar, preservar e dividir com a população histórias e fatos da vida de pessoas marcantes da comunidade

O governo municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), apresentou na tarde desta quinta-feira (19) mais um projeto que vem a integrar o Memorial de Estrela, inaugurado em maio. Em solenidade realizada no local, foi apresentado o “Memorial das Pessoas”, que terá como objetivo registrar, preservar e dividir com a população histórias e fatos da vida de pessoas marcantes da comunidade e do município.

O lançamento do projeto contou com a presença do prefeito Elmar Schneider; do vice-prefeito João Schäfer; da secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carine Schwingel; do presidente da Câmara de Vereadores, Ernani de Castro; demais secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e os primeiros convidados a participarem desta iniciativa, entre eles os protagonistas dos dois primeiros relatos. Professora Maria Dresch e Gastão Horn, um dos fundadores da Feira do Produtor, tiveram exibidos vídeos compactados de seus depoimentos que abrem a série do acervo. Os demais convidados desta primeira fase do projeto, Leonidas Erthal, Nívia Horn, Noeli Finger, Renate Hilgcmann, Sebastião Waldemar Scheibel e Leonildo Mariani também marcaram presença e foram homenageados.

O projeto nasceu por conta das comemorações dos 145 anos de emancipação política de Estrela, e ficará à disposição dos visitantes em espaço no próprio Memorial. Em depoimentos gravados em vídeos, os personagens marcantes da história, ainda vivos, irão narrar fatos e acontecimentos do passado. Estes também serão divulgados em canais e redes digitais, como o site e a fanpage da Prefeitura de Estrela, assim como da Secel, para poderem ser acessados por toda a população ainda também transformados em materiais impressos. Já ao final do projeto, o conteúdo será editado em livro, contendo as histórias, fotografias e lembranças dos participantes.

A secretária municipal da pasta, Carine Schwingel, explica que o projeto quer registrar, preservar e transformar as informações contidas nas experiências de vida das pessoas em uma forma preservar a história da comunidade estrelense. “A proposta é reunir depoimentos em vídeos que serão colhidos no ambiente de vida de cada pessoa. Na sua casa, seu trabalho, sua lida comunitária, enfim, no seu habitat, mostrando como sua vida evoluiu a partir da evolução da cidade”, conta Carine. “Trata-se de um momento histórico. Não adianta a gente guardar apenas as fotos, coisas, objetos, ter lembranças em pensamentos. É necessário que a gente preserve as nossas pessoas. E o Memorial das Pessoas tem este objetivo. Que possamos aqui para sempre lembrar de todos aqueles que construíram a nossa Estrela”, define.

O prefeito Schneider foi outro que resgatou uma história da sua infância, dividida com dona Maria Dresch, para dar conta de sua satisfação em ver mais este projeto sair do papel em poucos meses. “Sou filho de uma família da Linha Wink, de sete irmãos. Quando a mãe vinha na cidade, comprar alguma coisa, como tinta para pintar a casa, mas não tinha dinheiro em mãos naquele momento, dona Maria dizia: ‘pode vender para essa senhora. Ela vai me pagar certinho sim depois’”, disse. “Diante de dona Maria, seu Gastão, e todas essas outras figuras ilustres de nossa história, muito me orgulha dizer: aqui existe uma comunidade”, ressaltou. “Ninguém consegue ou vai conseguir viver sozinho, e a pandemia foi um sinal disso. Esse Memorial vai ajudar a todos lembrarem que o Vale do Taquari iniciou em Estrela, aqui pelas mãos de muitos de nossos cidadãos, e quem vier até aqui poderá, através destes relatos, ouvir um pouco das histórias e conselhos que estas ricas pessoas podem contar e dar para nós”, finalizou.

Dona Maria Dresch, 94 anos, natural de Venâncio Aires mas desde os 4 anos morando no município, resumiu a importância do momento para si. “Fico muito feliz, estou muito orgulhosa de poder participar do resgate histórico que a atual gestão está fazendo para com os nossos valores, da beira do Rio a este lindo espaço. E se posso ajudar, faço de coração.”

Texto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

fotos: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela