Educação RSS Bom Retiro do Sul

Merenda escolar está enriquecida com produtos do município

Primeira colheita foi feita na terça-feira (Foto: Divulgação)
Primeira colheita foi feita na terça-feira (Foto: Divulgação)

Em Bom Retiro do Sul, uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e a Secretaria da Educação já está gerando frutos para os alunos das escolas do município. A alimentação escolar da rede municipal de ensino segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, garantindo que o cardápio oferecido às escolas supra de 20% a 70% das necessidades nutricionais diárias, conforme a modalidade de ensino e tempo de permanência na escola. O cardápio é elaborado por nutricionista.

Pensando na importância de um cardápio rico em vitaminas, fibras e minerais para a merenda escolar, as escolas do município ganharam um reforço extra. Em uma das Escolas Estaduais de Bom Retiro do Sul, a Escola de Pinhal, possui uma linda horta, em espaço muito benéfico. Estão  sendo produzidas verduras, legumes e frutas para os alunos de toda a rede de ensino. Com mais qualidade nutricional, as refeições diárias ganharam também novos e ricos ingredientes. O responsável pela horta é o senhor Nelson José Diedrich.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, cedeu todas as sementes e insumos para o plantio. São cultivados alface, chuchu, couve, batata-doce, pimentão, morangos e outros. O espaço da Escola de Pinhal é usado para cultivar os produtos, que posteriormente são colhidos e distribuídos, gratuitamente pela Administração Municipal, para todas as escolas de Bom Retiro do Sul.

A primeira colheita aconteceu na manhã da terça-feira(25).  Em cada semana haverá colheita, e haverá rodízio entre as escolas para todas serem beneficiadas. No primeiro dia de entrega, a iniciativa foi vista com bons olhos pelos funcionários e alunos dos educandários. As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças.

Texto: Portal Região dos Vale/Ascom Bom Retiro do Sul