Alimentação Educação Encantado

Merendeiras e nutricionistas do município apresentam o “Pão Encantado”

Alimento foi criado a partir de um concurso entre as merendeiras do município

No dia 16 de outubro, data em que é comemorado o Dia Mundial do Pão e da Alimentação, o município de Encantado participou de um encontro junto aos municípios parceiros do projeto “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”.

O encontro ocorreu no Complexo Arquitetônico Museu do Pão, em Ilópolis, nesta quarta-feira (16). O objetivo foi realizar uma Oficina de Pães Especiais, na qual cada município elaborou uma receita representando suas características locais. Encantado apresentou a receita “Pão Encantado”, que foi compartilhada e degustada com os demais presentes.

Para a escolha do “Pão Encantado”, o Setor de Nutrição Escolar do município, representado pelas nutricionistas Ana Paula Görgen e Daiane Bergamaschi, lançaram um concurso direcionado para as merendeiras das escolas da Rede Municipal de Ensino. As receitas inscritas deveriam ter o suíno como um de seus ingredientes. Uma comissão avaliou os critérios criatividade, sabor e apresentação. Cinco escolas aceitaram o desafio e enviaram suas receitas, sendo escolhida a receita da merendeira Angela Toriani Kopplin, da EMEI Menino Trabalhador.

Os ingredientes utilizados pelo pão vencedor foram: banha, como fonte de gordura; carne moída suína, bacon, queijo, tomate, cenoura, cebola, pimentão, alho, açafrão, orégano e tempero verde.

A perspectiva do evento é que cada município tenha o seu pão-símbolo, que seja conhecido pela comunidade e que esteja presente nas festividades municipais. A ideia do Setor de Nutrição é que a receita seja incluída no cardápio da alimentação escolar.