Saúde RS RSS Imigrante

Mês de maio foi marcado por diversas ações em saúde

Todas as atividades realizadas visam a saúde preventiva, conforme as bases da Estratégia de Saúde da Família (ESF) (Foto: Luise Tombini/Divulgação)

O município de Imigrante realizou durante o mês de maio diversas ações voltadas para a área da saúde. Entre elas sobre a prevenção do câncer bucal, testes de acuidade visual, grupo para diabéticos e hipertensos, e as mobilizações para a vacinação contra a gripe. Todas as atividades realizadas visam a saúde preventiva, conforme as bases da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Cuidado oftalmológico
A Lei Municipal 2.148 de 2017, define o dia 07 de maio como Dia da Consciência e Cuidado Oftalmológico. O projeto de Lei de autoria do vereador Tiago Caio tem como objetivo que neste dia, sejam realizadas ações de prevenção e identificar possíveis alterações na visão dos munícipes. “A visão está diretamente ligada ao aprendizado, desempenho profissional e qualidade de vida. As ações não geram impacto financeiro ao município e são de extrema importância para a prevenção, pois a falta de acesso a estes cuidados pode levar a danos oftalmológicos irreparáveis”, explica Caio.
Os testes de acuidade visual foram realizados nos alunos das escolas de Imigrante. Nos casos em que apresentaram dificuldades para enxergar, foi efetuado o encaminhamento para o oftalmologista.

Grupo de Diabéticos e Hipertensos
Já na quarta-feira, 23 de maio, teve início o grupo de diabéticos e hipertensos, realizado no Centro de Saúde da Família, com o intuito de prevenir complicações que podem surgir em decorrência destas doenças.

Sorria Imigrante
Na sexta-feira, 25 de maio, a equipe da Saúde Bucal e as Agentes Comunitárias de Saúde estiveram na Praça da Igreja da Paz distribuindo material informativo sobre os cuidados para evitar o câncer bucal, entre eles a forma correta de escovação, e cuidados com a boca.
O dentista Jonas Caríssimi, orientou e fez exames nos interessados, que também puderam marcar consultas odontológicas no local. A ação foi alusiva ao dia 31 de maio, que é o dia mundial de combate ao câncer bucal, e integra o Projeto Sorria Imigrante.

Vacinação contra gripe
A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 15 de junho, em qualquer unidade de saúde do município. Cerca de 500 pessoas que pertencem aos grupos de risco já foram imunizadas. São elas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas, e pessoas com doenças crônicas.

Texto: Ascom Imigrante