Segurança RS Encantado RSS

Meta alcançada: 178 dias sem acidentes


Gincana promoveu integração e conhecimento de forma divertida entre os funcionários de vários setores da unidade (Foto: Divulgação)

Durante 178 dias a Unidade de Laticínios da Dália Alimentos no Bairro Aimoré, em Arroio do Meio, não registrou nenhum acidente de trabalho. E este número foi comemorado junto dos funcionários durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada no período de 21 a 25 de maio.

Neste ano o tema da semana foi “Saúde, Segurança e Boa Convivência no Trabalho”, cuja programação contou com palestras e atividades de integração. No transcorrer dos dias foram ministradas as seguintes palestras: “Acidentes de Trabalho e Meios de Prevenção”, com o engenheiro do trabalho, Luís Wendt; “Infecções Sexualmente Transmissíveis”, proferida pelas enfermeiras do Hospital Bruno Born, Marieli Fagundes, Cláudia da Silva e Francieli Dartora; “Boa Convivência no Trabalho”, com a psicóloga Paula Petry; “Habilidades Sociais e Emocionais”, com o psicólogo da Unimed, José Ezequiel Calegari; “Ética no Trabalho”, com o supervisor de Qualidade, Gianmarco Barzotto; “Água, a Fonte da Vida”, com a química industrial, Graziela Botega; “Uso Correto dos Materiais de Higienização”, proferida pela consultora de vendas Daniela Kimberley e “Relacionamentos Interpessoais”, assunto discorrido pela psicóloga Gabriela Ritt.

Neste ano, a música voltou a fazer parte da SIPAT. Todos os dias, no horário de almoço, talentos da empresa se apresentaram com shows direcionados aos demais funcionários. Uma gincana interna também reuniu os trabalhadores enfocando tarefas sobre as responsabilidades para melhorar o meio ambiente e as relações interpessoais, prevenindo acidentes; além da revelação dos enigmas da semana. O “mascarado”, interpretado pela funcionária Cristina Sommer e teve como acertadores Luciano André Lorenz e Amanda Borges, e a “frase embaralhada”, que teve como acertadores os empregados Daniel Fleck e Jean Stanley Morency.

A realização da SIPAT fiou a cargo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “Trabalhamos para conscientizar os funcionários acerca da importância da segurança, que vai além da utilização de equipamentos para prevenir acidentes. Estar bem emocionalmente, ter uma vida saudável, preocupar-se com o próximo e ter objetivos são pontos essenciais para a qualidade de vida”, relata a técnica de segurança do trabalho, Sabrina Brito Souza.

De acordo com Sabrina, a programação cumpriu com os objetivos. “Promovemos a conscientização, celebramos o companheirismo, recebemos a compreensão e desfrutamos do gratificante sorriso no rosto dos participantes”.

Os membros da CIPA agradecem a cooperação de todos os funcionários e o apoio do gerente da Divisão Produtos Lácteos, Antônio Salazar. Compõem a CIPA os seguintes empregados: Aloísio Turatti, Daniela Gasparotto Giareta, Diego Larose, Dilza da Silva Santos, Duckenson Toussaint, Eduardo Garcia Gindri, Fábio Henrique Westenhofen, Jean Senophard Dorzius, Loiva Both Gerhardt, Lucas de Andrade Prawucki, Magalio Bastien, Marcelo Dente, Nilton César de Lima, Sidinei Eckhardt Wiedemann e Vagner Garcia Gindri.

Texto: Ascom Dália Alimentos