Vacina Destaques Estrela

Meta de 80% do público-alvo vacinado é superada

Expectativas se confirmam, mais de mil vacinas da primeira dose são aplicadas a pessoas com 20 anos ou mais e Estrela não somente alcança como supera marca projetada para campanha da Covid

As filas que ainda de madrugada começaram a se formar eram um indício do que o fim da manhã de vacinação e o meio da tarde de lançamento dos números oficiais ao Ministério da Saúde confirmaram: a jovem população estrelense atendeu ao chamado e mais de mil unidades da primeira dose (D1) foram aplicadas na etapa desta sexta-feira (13), a quarta na semana, a segunda maior na campanha de combate a Covid em Estrela realizada até então. E o município, que em menos de sete dias baixou em oito anos a idade limite da população para receber a vacina, alcançou o total de 21.928 cidadãos com a D1, ou mais de 81% do público-alvo, hoje estimado em 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, e incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades.

Desde a madrugada, os sinais eram de que a etapa seria concorrida. Gabriely Andres, de 20 anos, chegou com o namorado na fila de carros às 4h da manhã. “Esperei muito por isso. Quero muito essa vacina. Ela é muito importante para me sentir mais segura e para estar mais tranquila perto de quem me cerca, principalmente a nós que já perdemos amigos próximos por causa dessa doença”, revelou ela.

A fila de pedestres, como de costume, começou a se formar um pouco mais tarde, mas igualmente bem antes da abertura dos portões e início da vacinação, às 8h. Augusto da Silva Pereira foi o primeiro dela. “Cheguei aqui às 6h. Quero muito poder ajudar a fazer tudo voltar ao normal, e estar vacinado é essencial para isso”, justificou. Apesar de em menor quantidade desta vez, cidadãos de mais idade, que já tiveram outras oportunidades de buscar a D1, também marcaram presença.

Ao todo, mais de 25 profissionais entre enfermeiros, auxiliares e voluntários do Lions estiveram envolvidos na operação. Até quatro filas de carros foram formadas para dar maior vazão ao drive thru. Todos os que estavam nas filas até o fim do horário limite (12h) foram vacinados. Em números exatos foram 1.014. De acordo com a enfermeira-chefe, Ana Carolina Lopes, o município vai agora aguardar a chegada de mais lotes na nova semana para confirmar nova etapa aberta ao público, e determinar se vai baixar a idade limite mais uma vez.

Na segunda-feira (16) será realizada nova etapa, mas então para aplicação da segunda dose (D2) / complementar para um pequeno grupo avisado e agendado. Ao todo já são 10.763 pessoas imunizadas por completo no município, ou cerca de 40% do público-alvo. “Claro que, se em breve a vacinação for aberta também para adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades, nosso público-alvo aumenta e nossos índices caem, mas dentro do que hoje é permitido, o contexto em Estrela está muito avançado”, avalia Ana Carolina Lopes.