RS RSS Destaques Turismo Muçum

“Meu jardim mais bonito”: vencedores serão conhecidos na próxima semana

Moradores abriram as portas para avaliação na última semana (Foto: Divulgação)

Os 55 jardins participantes do concurso “Meu Jardim Mais Bonito” foram avaliados na última semana, pela turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Lizeli Bergamaschi, e a sócia-proprietária da floricultura Cia do Jardim de Encantado, Mara da Costa De Bortoli. O resultado será divulgado no dia 14 deste mês, na Sociedade Fortes e Livres, com transporte saindo do interior do município. Na oportunidade, será oferecido um curso de cultivo de orquídeas, coordenado pela Emater/RS – Ascar.

A realização da Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, em parceria com a Emater/RS – Ascar, dará aos melhores colocados a seguinte premiação: uma viagem para as Cataratas do Iguaçu com acompanhante e direito a hospedagem com café da manhã; um televisor 32 polegadas; um forno micro-ondas 24 litros; um faqueiro 24 peças e um ferro de passar.

No julgamento, foram considerados itens como criatividade, ocupação de espaço, organização e cuidados, além de aspectos como cuidados com o gramado, animais e a coleta correta de dejetos. “Ouvimos relatos positivos em relação ao concurso. Realmente as famílias abraçaram a ideia. Para alguns, é tradição cultivar flores e plantas e manter a beleza dos jardins, para outros, a oportunidade despertou um sentimento que os muçunense demonstraram ter em relação ao capricho e a qualidade de vida”, conta Lizeli.

Para a avaliadora, é importante que esse incentivo perdure e reflita no embelezamento das residências, o que deve tornar Muçum cada vez mais referência no turismo regional. E, segundo a titular da pasta de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, a promoção é vista como propulsora do turismo rural e, além disso, busca valorizar os cuidados de moradores interioranos com seus jardins, despertar a consciência ecológica dos participantes e manter viva tradições antepassadas ao incentivar o plantio de espécies de flores e plantas antigas. “Esta primeira edição já é vista com sucesso. Esperamos que a organização e o embelezamento se mantenham e sigam despertando a atenção de turistas”, confia.

Texto: Ascom Muçum