Natal RS RSS Destaques Muçum

Milhares de pessoas para ver passagem da Maria Fumaça pela Princesa das Pontes

Evento inédito no município, trouxe público regional às imediações do viaduto de entrada da cidade (Foto: Luís Gustavo Bettinelli)

Muçum e região presenciaram uma noite mágica de Natal na quarta-feira, com estimativa da organização da presença de aproximadamente três mil pessoas para a chegada da Maria Fumaça, que saíra de Colinas rumo a Muçum. O primeiro evento natalino de 2018 na cidade, iniciou por volta das 19h30min, com as apresentações dos corais Municipal e Infanto Juvenil do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Momentos antes de contemplar o locomotiva, o público foi contemplado com distribuição de erva-mate e a comercialização de lanches e bebidas por food trucks.

A realização, programada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, vem de encontro ao projeto Nos Trilhos de Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Em torno das 23h, a ansiedade pelo atraso, causado por precauções da Rumo, que trancou a passagem do comboio, próximo a Roca Sales, com a justificativa de evitar um encontro com um trem de carga que circulava pela redondeza, deu lugar a euforia. Quando a Maria Fumaça Malet, construída no ano 1950, movida a lenha, despontou no viaduto de entrada da cidade, todos encontravam um jeito de eternizar o momento em imagens ou mesmo na memória. “Essa noite será inesquecível, estamos todos emocionados e esperamos poder ter passado uma mensagem significativa de Natal e final de anos. Tivemos muito empenho para trazer este evento a Muçum”, relata a secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande.

Após a passagem da locomotiva, veio outro momento muito esperado: a descida do Papai Noel pelo Viaduto, utilizando rapel. Com seus duendes, o personagem foi outra atração responsável pela exaltação dos que se concentravam nas imediações, sobretudo crianças e jovens. Após fazer manobras que arrancaram aplausos, o bom velhinho distribuiu balas e foi requisitado para fotos com o público.

O prefeito, Lourival de Seixas, mostrou espanto com o público presente e aproveitou o momento para frisar a força que o turismo possui para o desenvolvimento do município. “Estávamos preparados para receber grande público, mas, ainda assim. Ficamos surpreso. Graças a Deus, apesar de algumas intempéries, tivemos êxito e mais um exemplo claro de que o turismo é uma ferramenta importante para o crescimento de nossa Princesa das Pontes”, destacou.

Programações natalinas seguem no domingo

A programação de Natal segue no domingo (16), quando ocorre a tradicional Festa de Abertura da Colheita da Uva e o Natal na Praça. Além da comercialização das diversas variedades da fruta, na parte da tarde, ocorre disponibilização de brinquedos infláveis para crianças e distribuição de cachorro-quente e refrigerantes, com presença do Papai Noel. A novidade do evento deste ano, fica por conta do show com o Padre Ezequiel, às 18h, uma parceria da Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, com a empresa Decibal Móveis.

Para encerrar, no dia 21, acontece a primeira edição do Festival de Música das Pontes, com participação das bandas “Alex B” e “Bandidos da Noite – Revival”. O evento inicia às 21h, na Praça Matriz. A entrada será franca, com arrecadação de um quilo de alimento não perecível, revertidos ao Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa é de um grupo de muçunenses apaixonados pela música, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Texto: Ascom Muçum