RSS Obras Muçum

Ministério dos Transportes assina cessão de Estação Ferroviária

(Foto: Divulgação)
Prefeito e Secretário estiveram em Brasília (Foto: Divulgação)

O prefeito Lourival de Seixas, acompanhado da Secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, esteve em Brasília recentemente. No decorrer de sua estadia, Lourival visitou ministérios e conversou com inúmeros políticos a respeito da necessidade de recursos para a realização de projetos na Princesa das Pontes.

No dia 16, a visita foi ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Na ocasião, Lourival e o Diretor de Infraestrutura Ferroviária, Charles Magno Nogueira Beniz, assinaram a cessão do prédio da Estação Ferroviária do Bairro Santa Lúcia. A causa teve acompanhamento do Deputado Federal Alceu Moreira (PMDB).

A medida é um passo para a resolução do projeto “Trem é Turismo”, lançado em 2015, com iniciativa das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), do Sebrae e da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales).

Estação (Foto: Divulgação)
Estação de Muçum (Foto: Divulgação)

A previsão é que o trem percorra a Rodovia do Trigo, em percurso que compreende sete municípios, entre Estrela e Guaporé.Com isso, o prédio da estação deverá passar por uma reforma, sendo que o valor para a obra está cadastrado no Sistema de Convênios (SICONV). Nesta semana, Lourival pleiteou este recurso junto ao Ministério do Turismo.

Segundo Lourival, após conclusão do propósito, as perspectivas para Muçum são imensuravelmente positivas, sendo que estima-se um salto econômico e cultural. O prefeito afirma que este é um sonho do Poder Público de todos municípios que se beneficiarão. Para ele, a ferrovia é a união entre passado e presente. “O turismo tem potencial para trazer novas oportunidades e gerar rentabilidade”, observou.

Texto: Ascom Muçum