Artigos - Gestão de Pessoas

Missão Pessoal – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Você já pensou em qual é sua missão pessoal? Todos nós temos um objetivo de vida, um motivo para estar aqui. Mas como saber se você está no caminho certo?

Missão de vida é aquilo que precisa ser feito para que você alcance realização como ser humano completo. É o que o inspira e motiva para fazer a diferença em cada dia e realizá-lo trará significado à sua vida.

Missão de vida pessoal: como descobrir a minha? É importante antes de elaborar uma missão, fazer uma reflexão que envolva as questões abaixo.
• O que é importante para você?
• O que você mais ama fazer na vida?
• O que você sente quando está fazendo algo que ama?
• Quais são suas habilidades ou talentos?
• Qual o sentido da sua existência?
• O que te faz perder a noção de tempo e espaço e concentrar-se profundamente?
• Como seria sua vida se não tivesse isso?
• Quais são os valores que guiam seus pensamentos, comportamentos e ações?

Se você está buscando sua missão pessoal, primeiro é importante definir prioridades em sua vida. Ou seja, pensar no que você realmente quer, onde deseja chegar e qual é seu caminho.

Muitas vezes, queremos certas coisas, quando, de fato, só estamos pensando as expectativas de outras pessoas. São eles: família, amigos, coisas que foram colocadas durante os estudos, nas escolhas, ou até mesmo aquelas profissões consideradas “de sucesso” ou que “trazem dinheiro”.

Mas sua missão pessoal não está baseada nisso. Você pode escolher qualquer profissão que “dá dinheiro e sucesso”. Porém, se não fizer o que gosta, o que funciona para você, nada disso acontecerá. Isso porque não é sua missão pessoal!

Depois de um tempo fazendo algo sem sentido para você, será comum se sentir insatisfeito e desejar mudar. O que normalmente acontece nos dias de hoje é isso: pessoas com anos de carreira entendem que não querem mais desempenhar aquela atividade. Elas almejam outro caminho e partem para construir outra jornada.

Frequentemente, as pessoas olham aquele caminho e percebem que ele não faz parte de sua missão pessoal. E então começam a se questionar: o que me trouxe até aqui? Eu realmente não queria estar aqui, mas cheguei por alguma razão e escolha que fiz no passado.

E é possível transformar esse cenário e ir atrás da sua missão pessoal? A resposta é sim! Toda carreira tem como mudar e nunca é tarde para buscar o que você realmente quer, mudar seu caminho e fazer suas escolhas. Você só precisa de “coragem” para mudar, especialmente se estiver há muitos anos em atividade, em uma trajetória e em um padrão de vida.

Mudar nem sempre é fácil, mas é gratificante! Lembre-se disso!

Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas