Mulher Eventos Lajeado

Momento Mulher abre a programação alusiva ao Mês da Mulher em Lajeado

Momento Mulher, foto Francini Ledur

Valorizar e homenagear as mulheres e divulgar o trabalho realizado pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foram os principais objetivos do Momento Mulher, evento que chegou em sua 3ª edição na tarde ensolarada de domingo, 08/03, no Parque dos Dick. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o evento contou com apresentações artísticas e diversas atividades voltadas principalmente ao público feminino. O Momento Mulher abriu uma programação diversificada que se estenderá até o dia 27 de março em Lajeado.

O Momento Mulher iniciou com aula de ginástica por meio do Sesc Lajeado e seguiu com a apresentação da Rede, que é um conjunto de ações e serviços de diferentes setores que juntos visam ampliar, identificar, prevenir e humanizar o encaminhamento e acolhida adequados das mulheres em situações de violência em Lajeado. Além disso, houve sorteio de brindes, exposições de coletivo de mulheres, espaço para maquiagem, chimarreada, divulgação de projetos e shows das bandas Antonina Quarteto e Franchicos, que garantiram a diversão do público.

“Desde criança, o Dia da Mulher sempre foi uma das minhas datas preferidas. Hoje, ao entender o significado e a origem do dia, meu olhar mudou de comemoração para um olhar de admiração e dignidade de força e de luta. No evento, foi lindo de ver a felicidade das mulheres ao saberem que toda a estrutura no Parque era destinada a elas. A cada edição o evento cresce, alcança mais mulheres e colabora para uma comunidade mais informada”, contou a estudante e estagiária da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Tailini Wickert, que participou da organização do evento.

No local, a Secretaria da Saúde de Lajeado (Sesa) estreou a “Saúde Móvel”, uma ambulância adaptada para realizar exames e testes rápidos. O objetivo é levar saúde a todos os lugares do município de Lajeado, funcionando como um veículo itinerante. Durante o evento, a equipe de saúde realizou 63 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Já o Comitê de Promoção à Vida passou orientações sobre saúde preventiva.

O evento encerrou com o desfile do Bloco dos Palhaços na rua Santos Filho.

O Momento Mulher foi realizado pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e contou com o apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio do Centro de Referência e Atendimento a Mulher (CRAM), setor vinculado à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), das Secretarias da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Saúde (Sesa), da Rádio Independente, Unimed VTRP, Univates e Sicredi Integração RS/MG.

Fotos Francini Ledur
Assessoria de Imprensa de Lajeado