RS RSS Turismo

Monte Belo do Sul e Schiavon comemoram 15 anos de gemellaggio

Grupo veio da região do Vêneto para participar do 4º Giro Ciclístico (Foto: Divulgação)
Grupo veio da região do Vêneto para participar do 4º Giro Ciclístico (Foto: Divulgação)

Para celebrar os 15 anos de gemellaggio entre as cidades irmãs de Monte Belo do Sul e Schiavon (Itália) acontece entre os dias 13 e 17 de março o 4º Giro Ciclístico Brasil/Itália. O grupo de italianos de Schiavon que veio para realizar o passeio visitou na manhã desta sexta (10) a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel). As comemorações coincidem com os 25 anos de emancipação do município de Monte Belo, que acontece em 20 de março.

Ao receber a comitiva e agradecer a visita, o secretário Victor Hugo reforçou os laços entre os países e a importância das relações humanas na consolidação da cultura. “Esta é uma agenda afetiva, em que falo com o coração”, afirmou. Victor Hugo também ressaltou o impacto dessa atividade para o Estado, envolvendo todas as diretorias de sua pasta. “Temos o turismo, o esporte e a cultura, unindo os dois povos e ajudando no desenvolvimento do Estado”, garantiu, e encerrou sua manifestação lembrando a importância da presença italiana durante a revolução farroupilha.

Para Antonio Bianchi, coordenador do grupo e ex-prefeito de Schiavon, a visita da comitiva tem como objetivo mais do que as comemorações, mas o intercâmbio e a integração dos moradores da província de Vicenza, no Vêneto, com as famílias de imigrantes que mantém vivas as tradições italianas. O prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, saudou a todos e lembrou que para ampliar a relação entre os gaúchos e italianos todos os viajantes ficam hospedados em casas de famílias do município.

Texto: Ascom Setel