RS RSS Obras Mato Leitão

Moradores já podem aderir ao Porgrama de Passeio Público

Para participar, os moradores devem se organizar em grupo e encaminhar requerimento diretamente na prefeitura (Foto: Divulgação)

Um amplo programa para construção de passeio público na área central de Mato Leitão foi lançado na última segunda-feira, 1º de outubro, durante uma audiência pública com proprietários de imóveis de quatro ruas. O prefeito Carlos Bohn explicou o funcionamento do projeto, parceria entre o público e privado.

Bohn lembrou que nos últimos anos ocorreram poucas obras de passeio público. “A prioridade sempre foi de pavimentar vias. Chegou a hora de dar uma atenção especial para calçadas. Temos muitas quadras inacabadas. Esse programa é muito simples e vai incentivar novos projetos”, disse.

Nesta primeira etapa a prioridade é realizar obras na Rua Ervino Kuhn e trechos das ruas Martin Henckes, Vendelino Heinen e Boa Vista, totalizando 15 quadras. A participação da Prefeitura será direta. Carlos Bohn informou que uma equipe de servidores atuará exclusivamente no programa. “Estamos prontos (Secretaria de Obras) para começar a trabalhar neste programa”, afirmou.

Para participar, os moradores devem se organizar em grupo (rua, quadra ou lado de quadra) e encaminhar requerimento diretamente na Prefeitura. Os novos projetos de passeio públicos, padronizados, visam a segurança dos pedestres, embelezamento da cidade e valorização dos imóveis.

Competências:

Prefeitura: análise da viabilidade da obra e elaboração do projeto; preparação da cancha, alinhamento do meio fio e colocação dos bloquetes de concreto; fornecimento de pó de brita e areia para a cancha que receberá o passeio; fornecimento de serviços de máquinas, quando necessário; recolhimento de ART do projeto de fiscalização e execução; fiscalização.

Proprietários: organizar-se em grupo, por rua, quadra ou lado de quadra, preferencialmente com 100% de adesão; aquisição e pagamento de bloquete de concreto a ser utilizado na obra; construção de muro de contenção para execução do passeio público, quando necessário.

Saiba mais:

Lei Municipal nº 2.601, de 4 de abril de 2018: institui o Programa Municipal de Construção de Passeio Público.

Texto: Ascom Mato Leitão