RSS Eventos Westfália

Mostra Cultural: uma noite de descobertas, magia e reflexão

 Idosas apresentaram três danças ao público (Foto: Divulgação)
Idosas apresentaram três danças ao público (Foto: Divulgação)

Dezembro é um mês de celebração, que traz, consigo, o sentimento de renovação. Nesse sentido, a Mostra Cultural de Westfália foi planejada com o objetivo de reunir e aproximar as famílias para uma noite de descobertas, magia e reflexão.

Realizada na quarta-feira, dia 06 de dezembro, a programação cultural reuniu mais de 200 pessoas na Casa da OASE, no Centro do Município. A noite foi marcada por apresentações especiais de canto, dança e teatro, realizadas por crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Na abertura do evento, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, elogiou a iniciativa. “Todos aqueles que idealizaram e planejaram este momento estão de parabéns. É uma noite especial, em que podemos conhecer um pouco mais das atividades que são desenvolvidas em nosso Município, com jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência”, ponderou o chefe do Executivo, já desejando a todos um Feliz Natal e próspero 2018.

Em 2017, diversas atividades foram desenvolvidas pela Assistência Social, através da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, e Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC). Através da parceria entre as secretarias, lançou-se a ideia da Mostra Cultural, a qual oportunizou que a comunidade conhecesse as atividades desenvolvidas no decorrer do ano.

O grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Pessoas com Deficiência (PcD’s) foi o primeiro a se apresentar. Acompanhado do professor Leandro Ahlert e da orientadora social Claudete Kunzler Beckenbach, o Grupo Amigos Unidos apresentou duas canções: “Igualzinho a você” e “É preciso saber viver”. Ao final, os PcD’s foram aplaudidos de pé pela comunidade westfaliana.

Crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – 2 a 6 anos – apresentaram uma canção, acompanhadas de seus pais: “Para ser Feliz”. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), este serviço é desenvolvido pela orientadora social Fabieli Wasem Magedanz e acompanhado pela assistente social Deise Herberts. Com o grupo, atividades musicais, também coordenadas pelo professor Leandro Ahlert, foram iniciadas no mês de setembro.

A Mostra Cultural de Westfália também foi marcada por estreias. Em 2017, através de uma parceria entre Assistência Social e SMEC, passaram a ser oferecidas, no Município, oficinas de teatro. Durante o evento, os grupos “Expressão da Arte” e “Enigmáticos”, formados por jovens westfalianos, apresentaram as peças “A Mensagem” e “A Patinha Feia”, respectivamente. As encenações falaram sobre família e bullying.

O grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idosas Dança – é coordenado por Aline Sofia Schlieck. Na oportunidade, elas apresentaram três danças sênior, sendo duas em pé e uma sentada: “O Italianinho para Garrafas”, “Nola Mixer” e “Jingle Bells”. Nas coreografias, elas mostraram vitalidade e alegria.

Além da estreia dos grupos teatrais, a Mostra Cultural de Westfália marcou o lançamento do Coral Infantil, que iniciou suas atividades no mês de outubro e é formado por estudantes do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, tendo na regência o professor Leandro Ahlert. Na oportunidade, eles apresentaram à comunidade westfaliana “Enquanto houver sol”. Já o Coral Juvenil de Westfália, formado por 13 estudantes, iniciou suas atividades em abril. Também sob a regência de Leandro Ahlert, eles apresentaram ao público “Era uma vez” e “Happy Day”.

Como atração surpresa da noite, apresentou-se o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Intergeracional de Câmbio. Para mostrar a amizade e o companheirismo entre os participantes, acompanhado da orientadora social Fabieli Wasem Magedanz e do professor Leandro Ahlert, o grupo cantou a canção “Amigos para sempre”, fechando a noite com chave de ouro.

A Mostra Cultural de Westfália foi uma promoção da Administração Municipal, por meio da Assistência Social, integrada à Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, e da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. O evento ainda contou com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Texto: Ascom Westfália