Cultura Destaques Lajeado

Movimento por Lajeado apresenta Pro_Move, marca que incentivará a inovação no município

A união de esforços de um grupo multidisciplinar integrado por poder público, setor empresarial, universidade e comunidade focado em promover a inovação em Lajeado começa a ganhar forma. Nesta quarta-feira (20/02), o grupo, que até então se intitulava Movimento por Lajeado, apresentou à comunidade sua nova identidade visual. A partir de hoje, os estudos, ações e projetos voltados à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento de seus cidadãos, serão identificados pela marca Pro_Move Lajeado.

A apresentação da identidade visual foi a grande novidade da segunda reunião do grupo, realizada na manhã desta quarta-feira no plenário da Câmara de Vereadores do município. Reunindo Prefeitura de Lajeado, Universidade do Vale do Taquari (Univates), entidades empresariais e sociedade civil organizada, o grupo de trabalho também deu início à discussão das próximas ações. Destaca-se, contudo, que o Pro_Move Lajeado é um grupo aberto e que precisa do engajamento comunitário, seja por meio de entidades, ou pelo envolvimento de munícipes interessados em contribuir para que Lajeado se reinvente.

– Queremos o engajamento da sociedade, e por isso é importante a participação comunitária no lançamento oficial do Pro_Move Lajeado, pois será quando apresentaremos as primeiras etapas deste movimento”, afirmou a diretora de Inovação e Sustentabilidade do Tecnovates, Simone Stülp, que integra o grupo.

O Pro_Move Lajeado é resultado de uma série de ações realizadas desde 2017 por entidades e lideranças locais. De acordo com Albano Mayer, assessor da Univates e um dos articuladores do movimento, agora é preciso mobilizar a sociedade para que esse movimento ganhe força e represente a vontade de Lajeado.

Foto: Rafael Scheeren Grün

– É fundamental na mobilização para inovação o esforço da hélice tríplice: poder público, academia e iniciativa privada. Para que esse projeto tenha sucesso ainda acrescentaria umaquarta hélice, a sociedade civil organizada. É o momento e o espaço para discutirmos o que queremos como cidade, um trabalho conjunto com a comunidade lajeadense – explica Albano Mayer.

Na primeira reunião, realizada no dia 17 de janeiro na Prefeitura de Lajeado, foram apresentados e tomaram posse os integrantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI) e foram debatidas as premissas iniciais do Pro_Move. Participaram entidades, lideranças e representantes comunitários.

O lançamento oficial do Pro_move será realizado em evento no dia 28 de março, às 18h, na Univates.

– Este é apenas o início de uma grande caminhada rumo à inovação e ao futuro. É um movimento muito relevante para a nossa cidade e cujos resultados serão percebidos no médio e longo prazo. Temos a certeza de que este caminho que se inicia fará toda a diferença para ampliar as oportunidades de melhores empregos e maiores rendas às futuras gerações de Lajeado. Por isso, é importante contar com a participação de toda a comunidade para garantir o sucesso deste grande projeto – disse o prefeito Marcelo Caumo.

Conheça mais sobre o Pro_Move Lajeado, acessando o link: http://twixar.me/ySx3

Lançamento oficial do Pro_Move Lajeado
Dia: 28/03/2019

Horário: 18h

Local: Teatro da Univates

Evento gratuito e aberto a toda a comunidade
Contato do Pro_Move Lajeado: promovelajeado@gmail.com

Identidade visual representa a sinergia entre os atores envolvidos no projeto 

Para criar uma identidade para o projeto, o setor de Marketing e Comunicação da Univates realizou o processo de naming e o desenvolvimento do logo. Conforme o publicitário Marco Aurélio Quirino, o projeto de criação do nome e logotipo começou com a interpretação do objetivo principal da iniciativa.

– O grupo de criação teve como cerne dos argumentos a inovação, porém queríamos trazer junto a parte prática, não ficando apenas a inovação do campo das ideias e dos projetos, mas, sim, de colocar a mão na massa. Para isso, interpretamos que era necessário com a inovação a ideia de movimento, pensando que as engrenagens do sistema girassem e as pessoas tivessem como motivação a questão de alavancar Lajeado. Outro pilar da criação foi a questão colaborativa, pois sabíamos que o projeto teria peças distintas em sua composição, porém com um objetivo em comum nesse modelo de colaboração e inovação de alto impacto – explica.

Assim, foram definidas as bases principais da criação, e chegou-se ao Pro_Move, que contém em sua essência o prefixo “Pró”, que significa ser a favor de, de maneira favorável, fazer pelo outro, pelo bem e a favor de alguma causa,e a palavra “move”, que remete a movimento e a mudança.

Dessa forma, o nome “Pro_Move Lajeado” foi pensado para traduzir o significado da parceria entre universidade, poder público, empresas e comunidade, já que a palavra promove transmite a ideia de propulsão, progresso, proatividade, ou seja, ações que estão sendo feitas em prol da cidade de Lajeado. “Pro_Move” busca trazer inovação e a renovação por meio de projetos que busquem valorizar a cidade de Lajeado, torná-la mais moderna e inteligente.

O logo foi desenvolvido com fontes que dão a sensação de movimento, e a substituição da letra “o” no logotipo pelo elemento colorido representa a sinergia entre os diferentes atores envolvidos no projeto.

O que é o Pro_Move Lajeado

O agora chamado Pro_Move Lajeado é resultado do movimento organizado por um grupo integrado por representantes do poder público, setor empresarial, universidade e entidades da sociedade civil que se reunirá mensalmente para discutir alternativas e ações para promover a inovação, o empreendedorismo, a geração de emprego e renda e a qualidade de vida no município.

O Pro_Move está estruturado em níveis estratégico, operacional e tático. O nível estratégico tem o objetivo de integrar no mesmo espaço todos os atores interessados no tema para unir forças e convergir para um mesmo espaço, de forma articulada, todas as frentes envolvidas com o assunto, identificando os melhores caminhos e os objetivos para ampliar o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Já o nível tático ficará responsável por planejar e implementar os objetivos do grupo estratégico, bem como buscar recursos para viabilizar a implementação desta estratégia.

O nível operacional se dará com a constituição da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Lajeado (AGIL), que ficará responsável por acompanhar e controlar o desenvolvimento dos outros grupos, realizar agendas e implantar atividades operacionais, além de buscar recursos que viabilizem as melhorias na cidade.

Objetivos já identificados para o Pro_Move Lajeado:

– Unir poder público, universidade, entidades, empresas e comunidade como agentes de mudança na cidade;
– Aplicar o conceito de cidades inteligentes em Lajeado;
– Apresentar soluções para a melhoria da qualidade de vida da comunidade;
– Impulsionar o desenvolvimento econômico;
– Fomentar o desenvolvimento de inovação e tecnologia;
– Conectar o Tecnovates com o Centro da cidade por meio da Rua Bento Rosa pela Rota da Inovação

Prefeitura Municipal de Lajeado