Saúde Destaques Muçum

Muçum deve alcançar 60% do público alvo vacinado até o fim desta semana

A Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente efetuou recentemente levantamento acerca da situação da vacinação contra a covid-19 no município. Conforme a listagem, incluindo usuários do sistema de saúde de Muçum até os 16 anos, conforme Plano Nacional de Imunização (PNI), o município tem 4143 pessoas aptas a receber o imunizante contra a covid-19. Com isso, concluiu-se que 54,62% (2.2263 pessoas) do público alvo já está vacinado com a 1ª dose, e 28,75% (1191 pessoas) já receberam a 2ª dose.

A expectativa da pasta é que, até o próximo final de semana, 60% da população esteja vacinada com a 1ª dose. Com as doses recebidas na última sexta-feira, dia 25, atualmente é feita a vacinação em pessoas de 49 anos, gestantes e puérperas, até 45 dias após o parto. A partir desta terça-feira, dia 29, começa a ser vacinado o público em geral, de 47 e 48 anos. Além disso, no próximo sábado, será aplicada a 2ª dose da vacina Astrazeneca para pessoas que receberam a 1ª dose no dia 10 de abril.

A secretária municipal de Saúde e Meio Ambiente, Jayana Zanuzo, destaca que, até o momento, os profissionais da Equipe de Saúde não enfrentam resistência significativa da população no que se refere a receber as doses dos imunizantes. “Estes números são bem significativos e só são possíveis em virtude da boa aceitação da população em relação à vacina e ao trabalho de nossos profissionais de saúde que, desde a equipe de enfermagem até nossas agentes comunitárias de saúde, não medem esforços para o andamento do processo”, destaca.

Para o prefeito, Mateus Trojan, os números são impactantes e aproximam a população de uma situação mais segura frente ao vírus, oferecendo a todos boas perspectivas para os próximos meses. “Pedimos que a população se vacine, só assim é que vamos conseguir superar todas adversidades trazidas pela pandemia. Quem ainda não recebeu sua dose e se encaixa em algum grupo que já esteja contemplado conforme o PNI, pode procurar a Secretaria Municipal da Saúde que estaremos aplicando a dose.”