RS RSS Destaques Geral Muçum

Muçum é o 5º mais desenvolvido do Estado, segundo Firjan

Em comparação a anos anteriores, município mostra gradativa evolução (Foto: Ana Julia Paini)

Muçum está entre os cinco municípios mais desenvolvidos do Estado, é o que aponta pesquisa do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Os itens avaliados que resultam no alto desempenho do município são nas áreas de emprego e renda, educação e saúde.

A edição 2018 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) reúne dados de 2016 – os últimos disponíveis, conforme a entidade. As informações integram bancos de estatísticas dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e da Saúde. O Rio Grande do Sul conta com 18 municípios entre os cem mais desenvolvidos. No ranking nacional, a Princesa das Pontes é a 54ª colocada.

Conforme dados disponibilizados na página do IFDM, em 2013, Muçum não aparecia na lista. Segundo o Firjan, isso ocorre devido a fatores como falta ou inconsistência de informações. Tendo como ano-base 2014, o município aparecia em 35º. No ano passado, com base em 2015, um novo salto, quando este aparece em 6º. Portanto, neste ano, Muçum ganhou uma posição.

Para o prefeito Lourival de Seixas, a divulgação revela um trabalho a curto, médio e longo prazo, em diferentes setores. “Esse resultado é um conjunto de fatores, uma conquista de todos nós muçunenses”, diz. O chefe do Executivo avalia ainda que investimentos no setor primário e a diversificação no industriário, colocam Muçum neste patamar.

Além disso, Seixas afirma que há tempos a Administração Municipal faz investimentos pontuais nas áreas de saúde e educação, em busca de aperfeiçoar o atendimento ao público. Ele garante que busca incentivar os investimentos no município e, isso, já têm gerado gratos resultados. “Sobretudo no interior, presenciamos novos investimentos com gradativa frequência. O turismo é outro setor que começa a se estruturar, o qual observamos com bons olhos, acreditando na geração de emprego e renda”.

Texto: Ascom Muçum