Saúde RS RSS Muçum

Muçum recebe nova van para transporte de pacientes

Van foi entregue ao prefeito, Lourival de Seixas; vice-prefeito, Lauro Fronchetti; e secretária de saúde, Roseli Di Domenico (Foto: Luís Gustavo Bettinelli)

A Administração Municipal comemorou na última sexta-feira (21), a chegada de um novo veículo para o transporte de pacientes a grandes centros, através da Secretaria de Saúde. Com isso, o governo de Muçum passa a contar com quatro vans e três carros para tal fim. O veículo recém-chegado, trata-se de uma Van Mercedes-Benz 515 CDI, ano 2018/modelo 2019, com acessibilidade para deficientes físicos e capacidade para 17 passageiros, além do motorista.

A entrega foi realizada pela vendedora Paola Marina Mello da Rosa, da concessionária Mecasul, de Caxias do Sul. Paola foi recebida pelo prefeito Lourival de Seixas; o vice-prefeito, Lauro Fronchetti; o secretário de Fazenda e Administração, Rodiney Bortoluzzi; e a secretária de Saúde, Roseli Di Domenico. Para o prefeito, o transporte de pacientes é uma das principais áreas da pasta de saúde e merece olhar atencioso do Poder Público. Ele lamenta a crise e excesso de obrigações que os municípios passam dentro do atual cenário político e econômico que o País vivencia, mas garante continuidade de investimentos gradativos em setores como saúde e educação. “Em coesão a esta conquista, lembramos que acontece a ampliação da Unidade de Saúde, que, ao final, contará com 12 novas salas”, destaca.

A chegada da van é oriunda de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Alceu Moreira e teve um custo de R$ 240 mil, sendo R$ 50 mil destes, contrapartida financeira do município. O mandatário já é conhecido dos muçunenses pela conquista de recursos para a edificação de uma quadra coberta na Linha 28 de Setembro, revitalização da Praça do Imigrante Italiano e intermediação na compra do prédio onde opera o Colégio Alternativo.

Segundo a titular da pasta de Saúde, Roseli Di Domenico, diariamente em torno de 25 pacientes são transportados em busca de atendimentos especializados em municípios como Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio e Santa Cruz. Além disso, para Porto Alegre, partem todo dia da Princesa das Pontes, a média de 10 pacientes. Ademais, alguns casos são atendidos pela ambulância hospitalar do Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida. “É uma realização pensada a partir do bem-estar dos pacientes”, define Roseli.

Texto: Ascom Muçum