Destaques Turismo Muçum

Muçum receberá turistas para caminhada autoguiada

Rota dos casarões e paradas gastronômicas devem marcar percurso

Percurso contempla edificações de arquitetura que impressiona

Diversos municípios do Vale do Taquari já receberam as Caminhadas Autoguiadas, ideia exposta à Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), em 2017, e que cumpriu de lá para cá 240 quilômetros, com a pretensão de chegar a 540 quilômetros até o final de 2020. Para efetivar o objetivo, Muçum será o destino do dia 2 de junho. Serão percorridos a pé cerca de 18 quilômetros, com saída da praça junto ao Viaduto de entrada da cidade, passando em diversos pontos como a Praça da Matriz, em direção a Linha Alegre.

De acordo com o coordenador do projeto Passeios na Colônia, Alício Assunção, a média mensal de participantes nas caminhadas é de 80 pessoas. Para Assunção, Muçum tem muitas particularidades, como a Ferrovia do Trigo, paisagens e prédios de arquitetura imponente. “Os casarões estão preservados e retratam a época da colonização italiana. Temos o Moinho Antigo o Rio Taquari, a gastronomia e a hospitalidade. É um trecho fantástico”, opina.

Além da beleza notável do percurso, está programado um café da manhã com as delícias gastronômicas do meio rural, em comunidade a ser definida. O fim do trajeto será no salão da comunidade Linha Alegre, onde os participantes serão recebidos para almoço. A Linha Alegre é a sede de um dos mais belos casarões da Princesa das Pontes, edificado em 1924 e lar de diversas famílias, sendo outrora importante ponto de comércio e lazer.

Uma reunião realizada na noite de ontem no Auditório Adelaide Boniatti, na Prefeitura, reuniu todos organizadores envolvidos no projeto, para definição de alguns detalhes. Moradores do município que tiverem interesse em participar, terão custo de R$ 45,00 para o café e o almoço. A caminhada não será cobrada dos moradores. Já os turistas interessados em participar precisam desembolsar o valor de R$ 110, o que inclui transporte saindo de Lajeado, refeições, água, condutores e carros de apoio. As inscrições de moradores de Muçum podem ser feitas na Casa de Cultura, pelo 51.3755.2006. Turistas devem efetuar inscrição pelo (51) 99583.2672, com Alício, ou ainda pelo e-mail valenews@certelnet.com.br.

 

Créditos: Bruna Luzzi Brino
Assessoria de Imprensa de Muçum