RS RSS Destaques Turismo Muçum

Muçum sobe de categoria no Mapa do Turismo

Praça do Imigrante Italiano é um dos atrativos para os visitantes (Foto: Divulgação)

Após atualização da categorização dos municípios que compõe o Mapa do Turismo, feito pelo Ministério do Turismo, constatou-se que 32 municípios do Estado subiram de categoria e, entre eles, está Muçum. A categorização é importante no acompanhamento do desempenho econômico do turismo dos avaliados e serve como parâmetro para o direcionamento de verbas federais, seja por terem aumentado o número de empregos através do setor, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

O Rio Grande do Sul conta com 371 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, classificados das seguintes maneiras: A (02), B (12), C (37), D (210) e E (110). Agora na categoria D, Muçum passa a poder contar com até R$ 150 mil por ano do Governo Federal para a realização de festejos.

Conforme a Secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, a divulgação destes dados é essencial para acompanhamento claro da atividade e este possibilita uma avaliação do trabalho da gestão municipal neste sentido. “Muçum possui predicados turísticos a serem explorados. Percebo isso desde que assumi minha pasta e estamos sempre estudando formas de agregar alternativas”.

O principal ponto turístico da cidade é a Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha. A ponte tem 289 metros de extensão e foi construída pelo 1º Batalhão Ferroviário. A obra que foi finalizada na década de 70 une os municípios de Muçum e Roca Sales, passando sobre o Rio Taquari. Ademais, são pontos turísticos de Muçum, a Igreja Nossa Senhora da Purificação, a Casa de Cultura Padre Lucchino Viero, a Praça do Imigrante Italiano, a Gruta Nossa Senhora das Vitórias, o Mirante Nossa Senhora da Salete, entre outros. “Para a Praça do Imigrante Italiano, por exemplo, está em trâmite um projeto de restauração. Além disso, o interior com casarões antigos e belezas naturais, viabiliza o enaltecimento do turismo de nossa cidade”, diz Jacinta.

As novas categorias estão disponíveis no endereço www.turismo.gov.br.

Texto: Ascom Muçum