Esporte RSS Destaques Muçum

Muçunense de apenas seis anos conquista Campeonato Brasileiro Jiu-Jitsu

Lucas venceu o Campeonato Brasileiro Jiu-Jitsu (Foto: Divulgação)

Lucas Marcon dos Santos tem apenas seis anos e já coleciona muitos títulos no Jiu Jitsu. No último domingo (29) consagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Jiu-Jitsu realizado em Barueri (SP). Pertencente a categoria faixa Cinza, Mirim 1, Meio pesado, o menino tem a dedicação como sua principal característica.

Lucas estreou no jiu jitsu em 2016 e em 2017 começou a participar de vários campeonatos, como a Copa Prime em Capão da Canoa e Lajeado e o Bento Open Kids de Jiu Jitsu, em Bento Gonçalves. Em março deste ano venceu a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho da Fsjjrs em Bento Gonçalves.

“O Jiu Jitsu é interessante. Através dele eu conquistei muitas amizades e também gosto da diversidade de golpes. Eu conto os dias para ir ao treino. No domingo, eu estava um pouco ansioso, mas no final me senti muito confiante no que estava fazendo”, destaca Lucas, que ainda revela que diariamente pronuncia o seguinte mantra “não importa quem é o mais forte, importa quem é o mais inteligente”.

Lucas com a família (Foto: Divulgação)

A motivação para as artes marciais partiu do seu pai Rosinei, por acreditar que o jiu jitsu desenvolve habilidades de coordenação e valores que influenciam diretamente na convivência familiar. “Ele está mais atencioso, disciplinado, paciente e tranquilo, não é mais uma criança agitada. Ele tornou-se sereno e concentrado no que faz”, explica a mãe Cristina. “Nos sentimos muito orgulhosos no domingo. Foi muita emoção para apenas um dia. Vê-lo no tatame lutando com outros adversários que ele nem conhecia foi uma emoção sem tamanho, gigantesca”.

Na academia o menino prodígio já é considerado um exemplo. “O Lucas não perde um treino. Ele colheu o resultado do que plantou”, comenta o professor, Renan Branchi. “Lucas ficou à frente de outros cinco adversários da sua categoria, finalizando as duas lutas que disputou. O destaque não se dá pro talento e sim pela dedicação. Esse título não é só dele, mas é de toda a equipe Garra Team. O resultado é fruto coletivo, a soma do esforço de todas as partes, dos espelhos que temos em nossa academia, além do apoio e dedicação dos pais, dos colegas de treino e dele é claro. Temos muitos ‘talentos’. Com o tempo eles irão começar a se destacar, pois o trabalho que estamos fazendo é a longo prazo”.

Lucas no podium (Foto: Divulgação)

Conforme o professor, mais campeonatos estão no radar de Lucas para este ano. Em julho ocorre o Sul-Americano no Rio de Janeiro e além disso, já estão mirando a Copa Prime e o campeonato Gaúcho.

Saiba mais
Branchi destaca que o Jiu Jitsu traz muitos benefícios aos praticantes pois trabalha a mente e o corpo, além de ser uma modalidade ampla que atende dos mais jovens até os adultos. A disciplina, parte técnica e física são pontos bastante trabalhados.

O professor Renan Branchi iniciou no Jiu Jitsu como um hobby em Guaporé. “Acabei me mudando pra Muçum, onde senti a necessidade de treinar, e assim começou a Garra Team Muçum, que tenta levar os ensinamentos da nossa família Garra para os praticantes da cidade. Sou apenas um faixa roxa de Jiu-Jitsu, tenho o consentimento e apoio de meus mestres para ser instrutor na cidade. E os resultados colhemos, tanto pela melhora dos pequenos na escola, quando pelo espírito coletivo que temos”, conclui o professor.

Texto: Elisangela Favaretto/Portal Região dos Vales