Artigos - Geral

“Mudar é preciso!” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

A mudança é essencial para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal. Se não mudamos, corremos o risco de fazer as coisas do jeito que sempre fizemos.

Numa vida de sucesso, num primeiro momento poderíamos até pensar que permanecer assim é o melhor. De modo algum, não num mundo em constante mudança. A mudança é um processo inerente a nós mesmos e à própria vida. No entanto, deixar um estado conhecido para atingir um novo traz junto aspectos desafiadores.

Junto com a vontade de mudar surgem também os sentimentos de medo e insegurança. Será que vale a pena? Será que eu posso? E se eu me deparar com alguma coisa pior? Essas perguntas são normais e o importante é estar atento, para evitar as armadilhas da auto sabotagem, e assim conseguir realizar as mudanças desejadas.

Compartilho algumas características das pessoas que promovem transformações:
Inconformismo: são pessoas que não concordam com uma situação estabelecida. Os inconformados são os que mais incomodam os outros, no entanto os que provocam as melhores mudanças.

Coragem: sem este atributo, é difícil promover mudanças. Coragem não é ausência de medo, é a capacidade de enfrentar o medo. As pessoas, por princípio, resistem às mudanças porque isso ameaça a situação atual (mesmo não sendo a melhor, mas é conhecida).

Persistência: sem persistir, não adianta ser corajoso, pois as mudanças não acontecem da noite para o dia. É necessário o tempo de entendimento, da assimilação, da aceitação e da ação. Exige muita paciência.

Criatividade: Sair do ponto A é uma coisa; chegar no ponto B é outra. O ponto A eu já conheço; o ponto B precisa ser criado. Sem o poder criativo, ninguém vai a lugar nenhum.

Relevância: a nova ideia precisa ser relevante, ou seja, tem que ser muito boa, útil e ética. Caso contrário, não adianta ter coragem e persistência. Ninguém quer sair de uma situação e ir para outra pior.

Método: para ir do ponto A ao ponto B é necessária uma estratégia/ação, que é o nome que se dá ao método utilizado para percorrer essa distância.

Se você quer uma visão mais positiva de si mesmo, lutar por seus objetivos profissionais ou pessoais, a mudança pode ser realmente difícil, mas ainda assim a recompensa será muito gratificante para si. Decidir mudar, é decidir ousar, é decidir seguir novos caminhos e exercer a paciência de esperar pelos resultados da transformação.

Uma vez li uma frase que gosto muito e cabe bem nesse assunto: “É importante não perder de vista as coisas que te encantam, pois ali há um pouco da tua essência”.

Ótima semana!!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas