RSS Eventos Estrela

Muitas comemorações e homenagens no 4º Dia do Colono e Motorista

Carros e caminhões enfeitados deram colorido especial e tom característico ao desfile (Foto: Rodrigo Angeli)
Carros e caminhões enfeitados deram colorido especial e tom característico ao desfile (Foto: Rodrigo Angeli)

Logo nos primeiros minutos de sol, já era possível perceber em Estrela uma movimentação mais intensa de caminhões, tratores e outros veículos característicos pelas ruas. Estavam eles a caminho da Avenida dos Estados. Foi de lá que às 9h30min, todos juntos, partiram em desfile pelo município até o Centro Comunitário Cristo Rei, local que centralizaria as comemorações do 4º Dia do Colono e Motorista. Era só o início da festa. Cerca de 900 pessoas participaram do evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), que também marcou a passagem do 54º aniversário da entidade (06/05). A promoção contou com o apoio da Prefeitura de Estrela, que realizou junto a 12ª edição do Dia da Saúde e o Dia do Vovô e da Vovó. Apresentações, atividades recreativas, almoço, baile e entrega do Troféu Frontino Caye também marcaram o dia de comemorações e homenagens.

Para o presidente do STR, Rogério Heemann, um dia para se comemorar, mas também ressaltar o necessário apoio que estes segmentos merecem e precisam. “É bom vermos reunidos, em festa, representantes de segmentos como nossos agricultores, motoristas, avós e avôs. Mas é necessário ressaltarmos a atenção que estes segmentos precisam ter das autoridades. Como os motoristas, que precisam de melhores estradas. Mas principalmente aqui, no atual momento, nossos produtores de leite, que sofrem cada vez mais com essa importação do leite em pó do Uruguai”, destacou. O secretário de Agricultura de Estrela, João Adão Braun, que no ato representou o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, fez coro às palavras de Heemann. “Valorizem os nossos produtores e seus produtos. Temos no campo uma diversidade e uma cultura farta, digna de países desenvolvidos, do Primeiro Mundo. Mas que precisam de apoio. A situação de nossos produtores de leite, que sofrem com esta importação de leite em pó, é um exemplo disto”, ressaltou.

O evento também contou com apoio do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), Gabinete da Primeira-Dama, Defesa Civil, Departamento Municipal de Trânsito, Emater-RS/Ascar e Brigada Militar. Um corpo de jurados escolheu o carro mais criativo, temático e de maior participação no desfile. Este coube ao da comunidade de São José, que como prêmio ganhou uma torta para ser saboreada entre seus representantes. O projeto “Eu Ajudo na Lata”, da Unimed, doou ao STR, para atender aos seus sócios, uma cadeira de rodas. Foi a 17ª cadeira doada pelo projeto desde 2012, o que ocorre sempre que são recolhidas 300 garrafas pets (em média) cheias de lacres de latinhas descartáveis ou cerca de 180 quilos do produto. Os mesmos podem ser entregues nas unidades da Unimed ou no STR de Estrela.

Almoço e baile

O Coral do Gracie e uma apresentação teatral ainda marcaram os atos pela manhã. Diversos estandes, oferecendo produtos artesanais e coloniais, como também flores e roupas, estavam à disposição do público que pode também realizar testes de visão e atendimentos de saúde de rotina. Ao meio-dia foi servido o almoço. À tarde foram realizadas brincadeiras e jogos de interatividade, inclusive com premiações. A festa prosseguiu com o baile animado pela banda Musical Star Music.

Troféu Frontino Caye

Ainda na parte da manhã foi entregue o Troféu Frontino Caye, que foi o primeiro presidente do STR Estrela. O troféu homenageou os destaques dos setores leiteiro, avicultura, suinocultura, agroindustrial, jovem rural, aposentado e motorista.

Os vencedores da edição 2017 foram
– Suínos: Armin Oscar Kich e Neusa Janete Kich (Novo Paraíso)
– Aves: Mirna Hauschild e Francisco Luis Hauschild (Porongos)
– Leite: Jorge Dienstmann e Simone Krakhecker (Costão)
– Jovem Rural: Guilherme Frederico Dickel (Novo Paraíso)
– Aposentado Rural: João Adão Collett e Theresinha Collett (Arroio do Ouro)
– Agroindústria Familiar: Regina Auler Krieger e Kethlin Krieger (Costão)
– Motorista: Evandro Kunh (Prefeitura de Estrela)

Texto: Ascom Estrela