Serviços Lajeado

Município alerta para cuidados ao fornecer informação para cadastros

A Prefeitura de Lajeado alerta para a atuação de pessoas que estariam se passando por servidores públicos para entrar nas residências e ter acesso a documentos e informações pessoais da população.
A assistente social Kelly Silveira, que atua no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Planalto, recebeu a informação de que duas mulheres haviam se passado por funcionárias do CRAS em visita a um idoso morador do bairro Campestre. De acordo com a informação, elas teriam pedido para olhar os cômodos da casa e os documentos do idoso e pediram informações sobre renda, cartão e senha. Teriam dito que iriam usar as informações para inclui-lo no Programa Bolsa Família.
A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social – STHAS esclarece que os profissionais que trabalham nos CRAS (veja endereços abaixo) utilizam a visita domiciliar para conhecer a realidade das famílias e comunidades, prestar atendimento individual ou familiar e também para a realização da entrevista do Cadastro Único, se o beneficiário não puder se deslocar até os serviços.
Para evitar transtornos, a prefeitura destaca que os profissionais autorizados a realizar atendimentos no domicílio devem estar utilizando crachás de identificação e estarão a bordo de carro adesivado com as informações do município.
Os documentos necessários para a inscrição no Cadastro único são: identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda, comprovante de residência e atestado de frequência escolar se houver crianças em idade escolar residindo no domicílio. Os CRAS alertam que para a realização do cadastro não é necessário apresentar cartão nem senha de banco.
Em caso de dúvidas, os beneficiários podem procurar o CRAS de referência para mais informações:

– CRAS – Espaço da Cidadania: Rua Júlio May, 496, Bairro Centro, telefone 3982-1090
– CRAS – Espaço de Todos Nós: Rua Miguel Paulus, 802, Bairro Planalto (referência para atendimento dos bairros Imigrante, Centenário, Olarias, Campestre, Igrejinha, Planalto e Santo André), telefone 3982-1133

Foto Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado