RSS Santa Clara do Sul Destaques Geral

Município aparece no topo do ranking que avalia a eficiência na gestão pública

Área da saúde é um dos destaques em Santa Clara do Sul conforme pesquisa divulgada nesta semana (Foto: Divulgação)
Área da saúde é um dos destaques em Santa Clara do Sul conforme pesquisa divulgada nesta semana (Foto: Divulgação)

Pesquisa divulgada nesta semana pelo Datafolha e pela Folha de São Paulo coloca Santa Clara do Sul no topo do ranking de eficiência entre 5.281 municípios avaliados no país. Elaborado a partir de informações entre 2010 e 2014, o levantamento mostra quais cidades entregam mais saúde, educação e saneamento com menos recursos.
Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Entre elas está Santa Clara do Sul, que aparece em sexto lugar no Vale do Taquari e na 34ª posição no estado.

Santa Clara do Sul se destaca pelo baixo índice de gastos com servidores municipais. De acordo com a secretária da Fazenda, Indústria, Comércio e Turismo, Ana Paula Mallmann, enquanto o limite constitucional é de 54% das receitas, na Cidade das Flores o funcionalismo custa em torno de 41%. Neste ano, 22,5% das prefeituras já estão acima do teto e há outras 30% no chamado “limite prudencial” (51,2%).

Conforme o prefeito Inácio Herrmann, outro fator que eleva o índice de eficiência da gestão em Santa Clara do Sul é o investimento médio feito em educação (26% da receita) e saúde (23% da receita) entre 2010 e 2014. “Repassamos quantias superiores ao que determina a Constituição, que é de 15% da receita na saúde e de 25% na educação. Agora, nosso esforço é para melhorar ainda mais esses índices”.

Saiba mais
Em educação foram avaliados os percentuais de crianças de 4 e 5 anos matriculados no ensino fundamental e de até 3 anos que frequentam escolas de educação infantil. Em saneamento considerou-se o percentual de domicílios na rede de fornecimento de água, esgoto e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo. Na saúde foi levada em conta a cobertura por equipes de atenção básica e o número de médicos por habitante no município. Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados pelo endereço www1.folha.uol.com.br/remf.

Texto: Ascom Santa Clara do Sul