Venâncio Aires RS Os Vales em Notícia

Município apresenta regras para comércio ambulante no Carnaval

As regras para comercialização de produtos durante as duas noites de desfiles do Carnaval foram apresentadas na tarde de quarta-feira, 13. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Fazenda em Venâncio Aires.

A atividade foi organizada pela Secretaria de Cultura e Esportes. De acordo com Saul Zart, a intenção foi trazer os servidores do departamento de Fiscalização e Posturas e da Vigilância Sanitária para informar o que pode e o que não pode ser vendido. “Por exemplo, aqueles que vendem alimentos, deverão seguir todas as regras de boas práticas e armazenamento e para isso precisam atender os requisitos exigidos pela legislação”, explica.

Conforme os servidores do departamento de Posturas e da Vigilância sanitária, nas noites de evento, todos os vendedores estarão identificados com crachá. Para ter acesso ao item, deverão estar licenciados e passar por vistoria da Vigilância Sanitária.

Neste ano, 12 pontos estarão disponíveis para instalação de vendedores ambulantes. Quem tiver interesse em comercializar produtos deve procurar a Secretaria de Cultura para verificar se ainda existem pontos disponíveis. Logo após, devem se dirigir ao atendimento da Prefeitura e abrir um protocolo que será encaminhado para o departamento de fiscalização de posturas, indicando qual produto será comercializado.

O protocolo tramitará na Fiscalização de Posturas e na Vigilância Sanitária. Segundo a fiscal, Marciane dos Santos, em seguida, no caso do comércio de alimentos, a Vigilância irá no local verificar as condições das cozinhas onde são manipulados os produtos e se atendem a legislação. “Nossa intenção é garantir que produtos e, em especial os alimentos comercializados, tenham qualidade e não prejudiquem a saúde da população que estará prestigiando o desfile”, explica.

Fonte: Cássia Paula Colla
Foto: Luana Xavier