Trânsito Obras Forquetinha

Município asfalta nova rota de acesso pela BR-386

Noll, Schwingel e Kerbes acompanharam os trabalhos na pavimentação do trajeto de 1,1 quilômetros

Com investimento acima de R$ 1 milhão, obras foram concluídas essa semana

“Este asfalto representa uma nova fase. Trará desenvolvimento e atende uma demanda da comunidade e usuários. Uma promessa renovada faz 35 anos e agora foi cumprida”, destaca o morador e funcionário público aposentado Francisco Schwingel.

Enquanto as máquinas da Construtora Giovanella, vencedora da licitação, terminaram de colocar a camada asfáltica, Schwingel acompanhava emocionado o trabalho na Vila Born. O trajeto liga o município a rodovia BR-386.

“Aqui passam mais de 100 caminhões por dia, carregados com aves, suínos, leite, ração e demais insumos. É a principal ligação com as cidades da zona alta e a BR-386. Ninguém mais aguentava a poeira e os buracos causados pelo intenso movimento”, relata.

O motorista Luis Guilherme Rayzel, transportador de leite da empresa Wiebusch, de Teutônia, concorda. Entende ser necessário oferecer melhor infraestrutura para o transporte da matéria-prima  recolhida no campo. “Além da maior economia com manutenção, traz agilidade. Os buracos incomodavam. Com este asfalto ficou muito bom”, elogia.

 

Grande conquista

Antes da obra concluída, uma das únicas alternativas de acesso ao município com via asfaltada era pelo bairro Conventos, em Lajeado. No entanto, o péssimo estado do pavimento, fluxo intenso de pedestres e veículos tornava o trajeto perigoso e nos horários de pico causava congestionamento.

De acordo com o secretário do Planejamento, Vianei André Noll, essa pavimentação é uma grande conquista para o município. “Por muito tempo lutamos para conseguir ajuda do Governo Estadual para esse projeto, porém eles apenas nos enchiam de promessas e hoje com muito orgulho conseguimos iniciar a obra com recursos próprios”, destaca.

Cita a importância do asfalto para as pessoas de Vila Born, Vila Prass e Vila Haas. “Queremos pavimentar mais um trecho ainda este ano. Precisamos fazer nosso município crescer e se desenvolver e esse é um grande passo para alcançar isso”, observa.

Fiscalização

As obras também foram acompanhadas pelo engenheiro responsável Everson Kerbes. Segundo ele, todas as normas  do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram observadas. Inclusive, alguns pontos, foi necessário elevar o nível da estrada para evitar transtornos causados por excesso de chuva.

No trajeto de 1,1 quilômetros foi aplicado mais de R$ 1 milhão com recursos próprios.

 

 

 

Fotos Prefeitura de Forquetinha
Assessoria de Imprensa de Forquetinha