Marques de Souza RSS Turismo

Município avança em programa de turismo rural

(Foto: Divulgação)
Primeiro encontro contou com um grande número de participantes (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Marques de Souza deu início ao desenvolvimento do Programa de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O projeto visa identificar as potencialidades turísticas e oferecer oportunidades de negócios e renda extra aos agricultores. “Tivemos a oportunidade há alguns anos, mas faltou apoio dos antigos governos para seguir adiante. Agora é diferente e temos o apoio da prefeitura. Já começamos bem”, comenta a representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) Reni Rother.

Na quarta-feira (06), ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Caminhos da Serra, o primeiro encontro para saber quem tem interesse e potencial para oferecer serviços que possibilitem o desenvolvimento do turismo em Marques de Souza. “Cada pessoa tem que agregar valor à sua terra, temos que valorizar o nosso chão. E esse programa tem esse objetivo, pois o turismo é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento do município. Envolve a economia, a cultura, o meio ambiente e a parte social”, explica a turismóloga do Senar Claudiana Y Castro.

O programa foi apresentado pela turismóloga. Participaram do encontro de sensibilização proprietários de pousadas, agroindústrias familiares, campings, balneários, confeitarias e agricultores.

O turismo é uma aposta da administração municipal. “A gente acredita que cada participante que veio ao encontro tem potencial turístico em sua propriedade. E colocando em prática, a gente vai poder garantir uma renda extra ou até mesmo principal para o munícipe. Além disto, poderemos aumentar a receita do município”, comenta o prefeito Edmilson Dörr (Brida).

O Programa de Turismo Rural do Senar é formado por 10 encontros. O primeiro ocorreu no gabinete do prefeito para iniciar o trabalho que não tem custos para o município. O segundo foi o de sensibilização ocorrido nesta quarta. O próximo será o Módulo de Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios. É um treinamento de 24 horas, 8h diárias que acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Marques de Souza.

Texto: Ascom Marques de Souza