Negócios Investimento Educação Encantado Destaques

Município busca apoio para criação de Polo Tecnológico e de Inovação

Secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia Fernando Mattos, procuradora geral do Município Michele Matiello Camargo, prefeito de Encantado Adroaldo Conzatti, secretário estadual Luís Lamb e diretor de ambientes e inovação e do programa Inova RS Everaldo Daronco

Duas reuniões uma na Secretaria estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e a outra na Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) nesta terça-feira (10), em Porto Alegre, tiveram o objetivo de firmar parcerias com o município de Encantado. A intenção da Administração Municipal é criar um incubadora de projetos de inovação para Encantado e região.

O prefeito Adroaldo Conzatti e procuradora geral do município Michele Matiello Camargo estiveram reunidos com o secretário estadual de inovação, ciência e tecnologia Luís Lamb para tratar do Programa Inova RS. Na conversa, o prefeito falou da ideia nascida em uma viagem à Itália e à cidade de Pato Branco/PR de ocupar prédios inutilizados para servirem de espaço para projetos de inovação em parceria com a Uergs.

Lamb disse que a ideia é interessante e essa é a visão de mudança na economia das cidades que o programa Inova RS propõe. “É justamente isso que a gente quer com o Inova RS. O programa nasceu com o objetivo de mudar a percepção das pessoas”, destacou o secretário. Ele mencionou ainda ser importante a parceria com a universidade.
O município de Encantado terá que se incorporar ao programa Inova RS e participar das reuniões regionais.

 

UERGS

Na reitoria da Uergs a vice-reitora da universidade Sandra Monteiro Lemos, acompanhada do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Rafael Haag e da professora do campus de Encantado Flávia Bulhões reiteraram a parceria para a construção e efetivação da incubadora tecnológica regional. Os próximos passos são o acréscimo de um termo aditivo ao convênio já existente entre o município e Uergs, a ser firmado futuramente, ainda sem data definida.
Além disso, o município projeta enviar para a Câmara de Vereadores um projeto para a criação da Secretaria Municipal de Inovação.

 

FGTAS

Na viagem à capital gaúcha também foi renovado o convênio com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A renovação da parceria por mais dois anos mantêm os serviços do FGTAS/Sine, os quais estão situados no primeiro andar do Centro Administrativo Municipal junto com a Junta Militar e a agência do IPERGS. O município, além da cedência do local, disponibiliza funcionários para o atendimento à população.

 

Assessoria de Imprensa de Encantado