Cultura Eventos Destaques Westfália

Município celebra 23 anos de emancipação com show de cultura

Canto, dança e música marcaram programação alusiva ao aniversário de emancipação política de Westfália

Única e diferenciada, a cultura westfaliana foi destaque em programação especial neste sábado, dia 23 de março, no Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim – interior de Westfália. Na Festa Cultural, em que esteve evidenciada a dança, o canto e a música, foi momento de celebrar os 23 anos de emancipação política do Município.

A história de Westfália começa a ser escrita em 1996, quando, depois de muita luta por parte da comissão emancipacionista, surgia o Município. 23 anos depois, muito há para se comemorar e agradecer àqueles que contribuíram para a história, o progresso, o crescimento e o desenvolvimento de Westfália, motivos pelos quais foi promovida a Festa Cultural.

A cultura foi destaque já no início da programação, oportunidade em que a comunidade westfaliana foi recepcionada com cantos do Coral Municipal de Westfália. Autoridades locais e regionais, além de integrantes da comissão emancipacionista, também prestigiaram o evento, que teve o objetivo de celebrar e valorizar a cultura de Westfália, que é um grande marco na história do Município.

Abrindo a solenidade de aniversário, o prefeito de Imigrante e vice-presidente da Associação de Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), Celso Kaplan, parabenizou o Município pelo aniversário. “Imigrante, enquanto município-mãe de Westfália, sente-se orgulhosa pela sua história e crescimento. Parabéns à Administração Municipal por este momento de valorização da cultura e pelo aniversário. Um forte abraço a todos os westfalianos”, salientou Kaplan.

Em nome do Poder Legislativo westfaliano, a presidente da Câmara de Vereadores, Pauline Dahmer, parabenizou o Município pelo crescimento e desenvolvimento ordenado. “Sabemos da trajetória de luta dos imigrantes alemães que aqui se instalaram e que ela se faz representar no progresso e desenvolvimento do Município, que é forte na esfera cultural, turística e econômica. Desejo que, nos próximos anos, Westfália siga colhendo bons frutos. Que Deus proteja sempre a todos e continue abençoando essa história”, desejou a presidente, cumprimentando a todos os munícipes pela passagem do aniversário de Westfália.

Para encerrar a solenidade, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, relembrou os desafios enfrentados pela comissão emancipacionista. “Eu e minha vice-prefeita Evanete também fizemos parte da comissão e sabemos o quanto todos batalharam para que pudéssemos nos emancipar. Hoje, precisamos agradecer a garra e a determinação de todos nesse processo”, agradeceu Landmeier, também parabenizando aos ex-gestores por se dedicarem ao progresso de Westfália.

O prefeito ainda enalteceu, no seu discurso, os diferenciais da cultura westfaliana. “Hoje, temos aqui quatro protagonistas da nossa cultura: o Coral Municipal, o Grupo Instrumental, o Grupo Amigos do Sapato de Pau e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe. Estes são apenas alguns dos que fazem o município de Westfália ser um diferencial na área da cultura. Que continuemos preservando nossas tradições”, pontuou o prefeito, ainda parabenizando o Município pelos 23 anos de pujança e desenvolvimento, bem como a todos os westfalianos.

Outro ponto marcante da programação foi a homenagem das atuais soberanas ao Município. Em alemão, Plattdüütsk, italiano e português, a rainha Natália Spellmeier, a 1ª princesa Taís Pott Rückert e a 2ª princesa Letícia Deconti Fabrin deixaram seus desejos para os 23 anos de Westfália. Este momento foi acompanhado pelas ex-soberanas municipais, que foram relembradas por também fazerem parte da história do Município, representando a beleza e a garra das mulheres westfalianas.

Durante a manhã, ainda houve participação especial dos bonecos Hermann e Hanna, do Grupo Amigos do Sapato de Pau, do Grupo Instrumental e do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe. Ao final, em celebração especial, todos os presentes cantaram “Parabéns” à cidade e as autoridades apagaram as velas dos 23 bolos alusivos ao aniversário, enquanto que a comunidade recebeu cupcakes para comemorar.

A Festa Cultural foi uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC).

Exposições especiais

Durante a Festa Cultural, o público presente também pode conferir três exposições especiais, organizadas pela SMEC. A exposição de fotografias foi preenchida com imagens de algumas edições do Concurso Fotográfico “Westfália em Foco”, promovido anualmente com temas diferenciados e especiais. Também teve exposição cultural de uma amostragem do processo de confecção do sapato de pau. Os modelos foram fabricados pelo vencedor do Concurso “Confeccionando Sapatos de Pau”, Hugo Pott.

Além disso, ainda teve uma exposição especial voltada às ex-soberanas do Município. Na oportunidade, estiveram expostos os trajes e as fotografias oficiais das cortes. O momento foi marcado por emoção e boas lembranças para aquelas que fazem parte da história do Município de Westfália.

 

 

TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro/AI
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Westfália