Eventos Santa Clara do Sul Destaques

Município completa 27 anos com destaque para a produção de alimentos saudáveis

Agroecologia e sustentabilidade terão enfoque especial na Santa Flor deste ano

 No ano em que completa o seu 27º aniversário, Santa Clara do Sul prepara mais um salto importante de olho no desenvolvimento. Reconhecido como a Cidade das Flores, o município agora caminha para também se tornar referência na produção de orgânicos. E a consolidação desse projeto tem data para ocorrer. Será de 19 a 22 de setembro de 2019, durante a realização da 4ª Santa Flor.

Neste ano, além das flores, o enfoque será a agroecologia. O objetivo é fomentar a cultura orgânica e sustentável por meio da exposição e venda de produtos ligados ao setor e criar um espaço de debate da produção orgânica por meio de palestras, oficinas ou fóruns com especialistas na área, tanto em nível nacional como internacional.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o propósito principal da feira será destacar Santa Clara do Sul como uma referência em sustentabilidade e produção orgânica. “A partir do evento queremos construir negócios de curto e médio prazo, aquecer a economia local, prospectar investidores, fomentar o turismo e, principalmente, evidenciar a diversidade de benefícios e possibilidades da agroecologia”, frisa.

Kohlrausch adianta que a feira será um espaço ímpar de debate da cultura orgânica. “A ideia é que o município seja um centro de discussão e difusão do conceito da agroecologia, atraindo consumidores, produtores, expositores, investidores e especialistas na área”, menciona.

Embora ainda seja recente, com o lançamento feito em 2017, o programa Santa Clara Mais Saudável gera resultados importantes na comunidade. A ideia é construir uma cultura de produção e consumo de alimentos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos.

Hoje 50% da merenda escolar na rede municipal de ensino já tem origem orgânica e 13 dos 30 produtores que integram o programa estão certificados e aptos a vender seus produtos com o selo de agroecologia.

Outro destaque é a feira de agricultores agroecologistas realizada todo sábado de manhã ao lado do ginásio municipal, onde os produtores têm a oportunidade de comercializar seus alimentos à população local e regional.

Santa Clara Tem Valor

Outro programa de destaque é o Santa Clara Tem Valor. Reconhecido como o mais inovador em gestão pública do país através do Prêmio MuniCiência, idealizado pela Confederação Nacional dos Municípios em parceria com a União Europeia, o projeto realizado desde agosto de 2017 visa profissionalizar os setores da indústria, comércio e serviços do município. O intuito é oferecer produtos e serviços de maneira cada vez mais qualificada e “conquistar” os clientes ao ponto de priorizarem o consumo no município.

O Santa Clara Tem Valor também tem reflexo importante nas escolas. Numa parceria com o Sebrae, o município oferece o projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos, pelo qual os alunos da rede municipal de ensino aprendem de forma lúdica e desenvolvem habilidades e comportamentos empreendedores no ambiente escolar. Uma iniciativa que culminou na realização da 1ª Feira de Empreendedorismo, onde os alunos puderam vender os produtos criados em sala de aula.

Kohlrausch ressalta que objetivo é disseminar a cultura empreendedora nas crianças para que no futuro tenham um protagonismo cada vez maior no município. “O projeto favorece o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para que os jovens consigam gerir melhor as suas vidas e, por consequência, serem mais felizes”, observa.

Segundo o prefeito, todas as ações visam a um único objetivo: auxiliar no desenvolvimento da comunidade, com a qual ele compartilha a pujança e o progresso conquistados nesses 27 anos de emancipação político-administrativa. “Vivemos numa cidade que nos enche de orgulho, onde a luta, a determinação e a coragem do povo contribuem de maneira decisiva na construção de um lugar cada vez melhor de se viver”, enfatiza.

Programação de aniversário

A programação alusiva ao aniversário do município tem duas noites destinadas ao vôlei de areia. Nessa terça-feira, 16 duplas jogaram no Parque Multiesportivo Odilo Klein. E na quinta-feira, dia 21, a disputa será em quartetos.

Outra atração é o projeto Cine SESC, que apresentará dois filmes nacionais. Na noite dessa terça-feira, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual assistiram à comédia nacional “A Mulher Invisível”. Já na noite desta quarta-feira, com início às 20h, a atividade ocorrerá no parque, com direito a cinema para as famílias. Também nesta quarta-feira serão realizadas horas cívicas nas escolas em comemoração ao 27º aniversário do município.

E finalizando a programação, no sábado de manhã, serão disputados jogos de integração dos alunos da escola de futebol no campo do Santa Clara FC. E na parte da tarde, com início às 14h, ocorrerá o pedal da comemoração com três roteiros. O primeiro pelas ruas centrais da cidade, com poucas subidas (ideal para crianças e seus familiares). O segundo roteiro com 14 km, passando por Nova Santa Cruz, Picada Santa Clara e voltando para o Centro. E o longo com 32 km, passando por Chapadão, Alto Arroio Alegre e voltando por Sampainho. Haverá ponto de frutas e água para os roteiros longo e médio.

Em caso de chuva, as programações ao ar livre serão canceladas.

 

 

Foto Rafael Simonis
Assessoria de Imprensa de Santa Clara do Sul