Coronavírus Educação Mato Leitão

Município define ações para controle da Covid-19 nas escolas

O retorno das aulas presenciais segue sem data definida nas quatro escolas de Mato Leitão. As atividades nas salas de aulas estão suspensas desde a segunda quinzena de março em função da pandemia coronavírus (Covid-19).

Prevendo a retomada das atividades o Município concluiu o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19. O documento com diversas ações e medidas para evitar o contágio foi elaborado por um grupo de trabalho integrando por representantes das equipes diretivas das escolas Ireno Bohn, Vó Olga, Santo Antônio de Pádua, Colégio Estadual Poncho Verde, comunidade escolar e servidores que atuam no setor de limpeza dos educandários.

O plano passou por avaliação e aprovação do Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE-E) durante reunião na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (13) pela manhã, com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn. Representantes das secretarias de Educação e Saúde também participaram da avaliação.

Todas as medidas serão amplamente divulgadas para alunos e famílias através de cartilhas. A tendência é de que as aulas presenciais na Cidade das Orquídeas serão retomadas de forma gradual e, num primeiro momento, sem Turno Integral. O prefeito Carlos Alberto Bohn destacou que neste momento ainda não existe nenhuma previsão de data para o retorno e que isso dependerá de posicionamento do governo estadual e autoridades de Saúde. “Todos serão informados com muita antecedência sobre a data e como isso vai funcionar nas escolas”, completou.

 

PESQUISA

A Secretaria de Educação avalia a possibilidade de realizar uma pesquisa com as famílias para saber quantos alunos voltariam às salas de aula. Esse levantamento seria viabilizado através dos grupos de WhatsApp que já são utilizados pelas escolas para divulgação das atividades que são desenvolvidas pelos alunos em casa. “Vamos deixar a escola organizada com segurança. As famílias terão também um papel fundamental neste possível retorno”, disse a secretária Júlia Theisen.

Outra ação prevista envolve visitas de profissionais da Saúde e Vigilância Sanitária nas escolas para orientação e acompanhamento da implementação das medidas para evitar o contágio da Covid-19.

 

ALGUMAS MEDIDAS

– acessos de entrada e saída nas escolas (fluxo único)

– reuniões por videoconferência para evitar a forma presencial

– atividades esportivas e sociais suspensas durante a pandemia

– divulgação de normas de conduta

– disponibilizar máscaras de proteção individual aos educadores

– fiscalização do uso obrigatório de máscara

– treinamento específico para as equipes de limpeza

– ampliação das ações de higienização nos prédios e materiais

– garantia de equipamentos de higiene como lixeiras de pedal e dispensadores de álcool gel

– bebedouros desativados

– ventilação natural constante nos ambientes

– acesso de pais ou responsáveis será evitado

– evitar aglomerações de pessoas na entrada e saída dos alunos

– aferição da temperatura corporal na entrada com termômetro digital

– buffet nos refeitórios não serão usados

– cardápio passará por adaptação

– horários alternativos nos refeitórios

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão