Meio ambiente Destaques Taquari

Município divulga ações que serão iniciadas durante a Semana do Meio Ambiente

Ações integram o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e visam participação das comunidades

O município de Teutônia apresentou, em audiência pública realizada no mês de março, o prognóstico do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PGIRS), que foi elaborado com base no diagnóstico identificado durante o trabalho técnico, que buscou dados e informações sobre o perfil da geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados no município. O estudo seguiu as diretrizes do Termo de Referência da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA, 2018), o qual apresenta aspectos em atendimento à Lei do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), integrado a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Através do prognóstico foi possível identificar, dimensionar, analisar e prever a implementação de alternativas de intervenção, visando o atendimento das demandas e prioridades da sociedade, estabelecendo programas, metas e ações para implantação do PGIRS no município.

Dessa maneira, o Plano de Gestão é uma ferramenta de suporte ao planejamento, o qual possui responsabilidades e metas definidas, voltadas para a sustentabilidade e promoção de gastos mais conscientes.

Nesta semana do Meio Ambiente, a administração municipal reforça as principais ações que foram iniciadas e serão incentivadas junto à população.

A implantação prevê, de forma inicial, o manejo de resíduos sólidos e limpeza pública com a projeção das seguintes demandas:

– Trabalhar a educação ambiental nas escolas e na sociedade;

– Tornar a composteira orgânica uma realidade nas residências;

– Cultivar alimentos orgânicos em casa;

– Evitar desperdício de alimentos;

– Separar o lixo corretamente;

– Participar dos programas da coleta seletiva;

– Descarte consciente de materiais e resíduos sólidos,

– Reduzir o uso excessivo de plástico,

– Uso consciente da água;

– Proteção e preservação das nascentes de água;

– Incentivar e estimular programas de sustentabilidade locais.