Segurança RS RSS Teutônia

Município entrega oficialmente projeto de videomonitoramento ao Estado

Entrega oficial do projeto de videomonitoramento foi entregue nesta quarta-feira ao Governo do Estado (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira, dia 16 de janeiro, ocorreu a entrega oficial do projeto de videomonitoramento de Teutônia ao Governo do Estado. O projeto foi entregue ao vice-governador e secretário Estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, pelo prefeito, Jonatan Brönstrup, presidente do Conselho Pró-Segurança Pública de Teutônia, Frederico Dahmer, e pelo tenente da Brigada Militar do município, Radamés Fabiano Prediger. Acompanharam o encontro ainda o deputado federal Lucas Redecker e integrantes da Secretaria de Segurança Pública.

Agora, cabe à Secretaria de Segurança Pública e à Procergs a análise técnica do projeto, como a compatibilidade com o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), ao qual o Município aderiu. Após os ajustes necessários que podem ser apontados e, consequentemente, o aval do Estado, a Prefeitura iniciará o processo licitatório para contratação de empresa que prestará os serviços de instalação e manutenção do sistema de videomonitoramento, semelhante ao que há em Estrela.

O projeto completo prevê 33 pontos estratégicos, que estão sujeitos à alteração, para a instalação das câmeras, como entradas principais do município e vias de maior movimento. No entanto, inicialmente serão de 18 a 20 pontos que serão implantados, uma vez que a Prefeitura possui reserva financeira de aproximadamente R$ 30 mil mensais para este número de pontos. Conforme disponibilidade financeira, o número de pontos poderá aumentar. A central de videomonitoramento será instalada junto à Brigada Militar de Teutônia, que já tem sala reservada para tal finalidade.

Segundo o prefeito, Jonatan Brönstrup, a contratação de empresa para prestação de serviços de instalação e manutenção dos equipamentos foi o modelo mais viável. “As tecnologias se atualizam muito rápido e como é preciso manutenção constante do sistema, entendemos que terceirizar a instalação e manutenção nos trará maior custo-benefício. Assim, podemos ter equipamentos de ponta que vão nos auxiliar a inibir a criminalidade”, destaca.

Brönstrup ainda destaca que a parceria com o Consepro e a Brigada Militar foi fundamental para a elaboração do projeto. “É através das parcerias que conseguimos resultados mais efetivos. Juntos, estamos dando um importante passo para aumentar a segurança do nosso município. Agora, é esperar o retorno do Estado para colocar em prática o fruto desta parceria”, enaltece.

O presidente do Consepro, Frederico Dahmer, coloca a importância do videomonitoramento para Teutônia. “É uma ferramenta que será muito utilizada no combate à criminalidade, tanto na questão da investigação de furtos e roubos quanto no monitoramento de ruas e trevos de acesso ao município, auxiliando a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Estadual. Além disso, os principais municípios do Vale já implantaram essa ferramenta e a criminalidade tende a migrar para os municípios que ainda não possuem o videomonitoramento. Por isso, é muito importante que Teutônia tenha o videomonitoramento em execução”, frisa.

Texto: Ascom Teutônia