Arroio do Meio RSS Obras

Município incentiva sucessão familiar e modernização do Setor Primário

Prefeito em exercício, Áurio Scherer, Secretário Heck e jovem produtor acompanham avanço da obra que deve ser concluída até outubro (Foto: Maica Viviane Gebing)
Prefeito em exercício, Áurio Scherer, Secretário Heck e jovem produtor acompanham avanço da obra que deve ser concluída até outubro (Foto: Maica Viviane Gebing)

A família Kafer, da Linha 32, prepara-se para duplicar a produção na suinocultura. Sob a supervisão atenta do jovem  Lucas (22), a sucessão familiar dos pais Germano e Clara está projetada num pavilhão automatizado de 896m², com capacidade para 650 suínos em fase de terminação. A previsão é de concluir a obra em outubro e alojar o primeiro lote de animais até o final do ano. O investimento de R$ 270 mil, junta-se a outro semelhante realizado em 2015 na propriedade, quando a família construiu um novo Freestall, que hoje resulta na produção diária de 1.200 litros de leite, com 48 vacas em lactação.

Para o jovem Lucas, os investimentos permitem aumentar a produção, diminuindo a mão de obra. “Teremos o dobro de animais e a metade do serviço”, projeta. Como forma de incentivo a novos investimentos, diversificação do setor primário e sucessão familiar, a Secretaria da Agricultura trabalha nesta e outras propriedades do Município, por meio da execução de serviços de máquina – terraplenagens, fossas, acessos e escavações – no intuito de preparar a área para instalações de creches para suínos, aviários, estufas, instalações para bovinos, silos trincheiras, açudes e agroindústrias. “O incentivo que recebemos do Município e o acesso a financiamentos facilita bastante a rotina do produtor”, afirma Kafer.

Para o secretário da Agricultura, Paulo Heck, o empreendimento é reflexo do crescimento do setor primário no Município e dos avanços de sucessão familiar, com a permanência e/ou retorno do jovem ao campo. Mais de três mil horas máquinas foram executadas em 2015 em propriedades rurais, como forma de incentivo a novos investimentos e ampliações de existentes.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Arroio do Meio