Coronavírus Bom Retiro do Sul

Município irá intensificar fiscalização contra o Covid-19

Município irá intensificar fiscalização contra o Covid-19

O setor de fiscalização e vigilância sanitária do município de Bom Retiro do Sul irá intensificar a fiscalização de conscientização contra a proliferação do Covid-19 (coronavírus). O objetivo é evitar que novos casos surjam e a consequente restrição das atividades comerciais e industriais.

As ações estarão concentradas nos pontos de maior fluxo no município. Nos estabelecimentos será averiguada a adoção de das medidas de higienização e distanciamento. Nos demais locais, será realizado trabalho de orientação para evitarem-se aglomerações e também quanto ao uso da máscara.

Desde o início da pandemia e março, diversas medidas foram tomadas pelo município para proteger a população e evitar que o vírus circulasse na comunidade. A principal medida adotada foi à instalação de um Centro de Cuidados Respiratórios no bairro São Francisco, para atendimento exclusivo de pacientes com síndromes gripais ou suspeitas de Covid-19.

Na cidade, o Parque Pôr do Sol e a Barragem Eclusa foram fechados, assim como a restrição da circulação em outros locais públicos. Tais medidas estão em vigor com o objetivo de evitar aglomerações.

No início da adoção do sistema de bandeiras pelo Governo do Estado do RS, Bom Retiro do Sul e região do Vale do Taquari iniciaram em bandeira vermelha, com diversas restrições para atividades comerciais e industriais. Com a vigência atual da bandeira laranja na região, muitas atividades puderam ser retomadas.

Com a intensificação dos cuidados, o município e a região almejam uma queda para a situação de bandeira amarela, desde que haja a participação ativa da população na adoção dos protocolos recomendados de enfrentamento ao vírus. Em uma situação de bandeira mais branda, como a amarela, haverá menor restrição para o funcionamento de atividades e novas possibilidades de retomada do convívio social serão gradualmente liberadas.

Em caso de possíveis irregularidades ou descumprimento dos protocolos em estabelecimentos comerciais ou em locais públicos, o cidadão pode fazer uma denúncia pelo telefone 9 8049-2406. Demais situações que envolvam aglomerações em locais particulares, a Brigada Militar deve ser acionada. O não cumprimento dos protocolos ou notificações poderá acarretar em multa de R$ 2.000,00.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias