Cultura Arroio do Meio Destaques

Município oportuniza oficinas musicais e formação de Orquestra

Oficinas do projeto Tem Música no Museu iniciaram dia 15 e já contam com mais de 120 alunos.

O Museu Público Municipal está mais sonoro, movimentado e animado desde o último dia 15, quando iniciou no local o projeto Tem Música no Museu. Trata-se de oficinas musicais gratuitas, voltadas para crianças e adolescentes, com iniciação para instrumentos como flauta doce, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, contrabaixo, violão, teclado, escaleta, bateria, instrumentos percussivos e técnica vocal.

A variedade de instrumentos está dividida em cinco oficinas – sopro, teclas, percussão, cordas e técnica vocal. Mais de 120 crianças e adolescentes estão envolvidos nas aulas realizadas em segundas, quartas e quintas-feiras na Casa do Museu. A iniciativa é da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promovida através do projeto Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O investimento é de R$ 71.800,00, dos quais, R$ 50 mil provenientes de recursos do Estado, somados à contrapartida do Município.

Ainda tem vagas disponíveis para oficinas de Técnica Vocal, Sopros e Percussão. Interessados, entre 10 e 16 anos, podem se inscrever no Museu – rua Visconde do Rio Branco, 604/Centro, mediante comprovante de residência e documento de identidade pessoal e dos pais e/ou responsáveis.

 

Orquestra Municipal de Arroio do Meio:

Outro projeto musical que se tornou realidade é a formação da Orquestra Municipal de Arroio do Meio, que iniciou em agosto de 2018 com a Oficina de Prática de Conjunto Instrumental. O grupo atualmente formado por 25 músicos, com idades entre 10 e 60 anos, com conhecimento sobre instrumentos musicais e leitura de partituras, reúne-se para ensaios semanais, em quartas-feiras à noite, na Secretaria de Educação e Cultura, sob coordenação do professor de música do município e maestro Cristiano Leonhardt.

Entre os instrumentos, flauta, saxofone alto e tenor, trompete, trombone, acordeão, teclado, violão, contrabaixo elétrico e bateria/percussão. Com um repertório diversificado que vai da música sacra à popular, temas de filmes, rock e músicas alemãs, o grupo já se apresentou em eventos municipais realizados na Rua de Eventos, Igrejas e Praças. De acordo com Leonhardt, o grupo está com vagas abertas para trompetistas e trombonistas. Interessados em participar podem entrar em contato pelo Whatsapp 998263624.

 

 

Fotos: Maica Viviane Gebing
Assessoria de Imprensa de Arroio do Meio