Saúde RS RSS Colinas

Município realiza aplicação de larvicida para controle do borrachudo

Secretário da Agricultura realizou a aplicação (Foto: Divulgação)

Cumprindo a demanda, o secretário da Agricultura de Colinas, Marco Rohr, realizou, na segunda semana de fevereiro, a aplicação de larvicida BTI. O processo, que visa controlar a proliferação do borrachudo, ocorre de acordo com as normas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde.

O local escolhido pelo mosquito são as águas rasas, correntes e encachoeiradas, onde são colocados os ovos em pedras e outros substratos.

O desequilíbrio ambiental é o principal fator responsável pela abundância de borrachudos e, consequentemente, a falta de controle populacional destes insetos. O ataque de borrachudos está comumente associado às deficiências no saneamento rural e a utilização de agrotóxicos, que chegam aos meios hídricos eliminando peixes e invertebrados, predadores naturais do borrachudo.

Ações como: destino adequado de dejetos, evitando que a matéria orgânica entre na água, recuperação e proteção da mata ciliar e cuidados com uso de agrotóxicos são fundamentais no controle do inseto, pois os biolarvicidas tem ação limitada e temporária, sem resolver efetivamente as causas que levam estes insetos a se tornarem uma praga.

No município, também, houve treinamento com as agentes de saúde sobre o programa de combate ao borrachudo, onde foi discutida a importância das ações preventivas.

O larvicida quando utilizado de maneira errada pode aumentar a proliferação do borrachudo. Além disso, se deve evitar ficar dependente dele, pois não é a solução do problema.

Texto: Ascom Colinas