Saúde RSS Roca Sales

Município realiza atividades sobre alimentação saudável

escola-perpetuo-socorro-7
Atividades integraram a programação da Semana da Alimentação (Foto: Divulgação)

No dia 07 de outubro, a Emater/RS Ascar realizou uma atividade de conscientização sobre a importância da boa alimentação na prevenção de doenças. Na parte da manhã, as Extensionistas Sociais Leandra Bagatini e Tatiane Turatti, estiveram na Escola Perpétuo Socorro. No local, cerca de 100 escolares participaram de um encontro sobre a alimentação atual, o estado de saúde das pessoas decorrente da alimentação e de algumas alternativas para contornar essa situação. Na parte da tarde, a atividade foi realizada no CRAS para diferentes públicos, visando multiplicar conhecimentos entre todos os usuários.

Conforme a Extensionista de Bem-Estar Social de Roca Sales, Leandra Bagatini, este trabalho integrou a Semana da Alimentação que é comemorada entre os dias 10 e 16 de outubro. Uma alimentação saudável pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças.  Após três anos de pesquisa, técnicos do Ministério da Saúde concluíram algo que já era esperado: a alimentação do brasileiro está cada vez pior. Segundo o ministério da saúde, essa tendência da má alimentação está sendo refletida nos postos de saúde, onde cerca de 70% dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), vão para o tratamento das doenças crônicas não transmissíveis.

Problemas como obesidade, diabete, hipertensão arterial, câncer e doenças do coração, que são em parte causados por uma alimentação ruim, são os que mais elevam esses gastos. Isso sem contar a desnutrição, pois, 260 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano no País se a população comesse melhor.

Texto: Portal Região dos Vales/ Roca Sales