Progresso RSS Turismo

Município realiza projeto Turismo Empreendedor na Escola

Alunos participam do projeto (Foto: Divulgação)
Alunos participam do projeto (Foto: Divulgação)

Durante o ano de 2017 foi iniciado o projeto de Turismo Empreendedor na Escola, com aulas sobre turismo para as turmas do 6º e 7º ano, e turismo e empreendedorismo para as turmas do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Valentim.

Esta iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Desporto. As aulas são ministradas pela professora Claudiana, em parceria com a Turismóloga Diuly, da empresa Eco Trilhas de Boqueirão do Leão, que traz todo o conhecimento técnico da área.

Este projeto faz parte do Plano Municipal de Turismo de 2016, juntamente com outras ações que já estão sendo empreendidas no município para desenvolvimento do setor turístico. Turismo Empreendedor na Escola é uma ferramenta de construção comunitária que permite a participação dos jovens através de aula teóricas e práticas, da vivência através de viagens de estudo, possibilitando o conhecimento acerca de vários temas que poderão no futuro, torná-los empreendedores no turismo, como também em outras áreas.

Desde o início dos trabalhos os alunos fizeram várias visitas técnicas, aos pontos turísticos já existentes no município, como também a serviços como visita ao hotel da cidade, e está previsto também uma visita a um roteiro já consolidado da Serra Gaúcha.

Os alunos, com a ajuda das profissionais, vêm desenvolvendo desde organização da “casa” para receber os turistas, como criação de novos produtos turísticos, criação de guia de serviços turísticos e criação de novos roteiros de diferentes segmentos.

Texto: Ascom Progresso