Saúde RSS Lajeado

Município recadastra pessoas inscritas no Cadastro Único para evitar perda de benefício

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), está fazendo o recadastramento de pessoas inscritas no Cadastro Único e que têm acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também é possível fazer a inclusão no cadastro, se cumpridos os requisitos exigidos por lei.

Desde julho de 2016, idosos ou portadores de deficiência que têm direito ao BPC devem ter seu nome no Cadastro Único para receberem os benefícios. Para os que não estiverem inscritos até 31 de dezembro de 2018, o pagamento dos benefícios pode ser suspenso.

O processo de recadastramento e inclusão no Cadastro Único ocorre durante o ano, seguindo, preferencialmente, o mês de aniversário. Caso o aniversário já tenha passado, o cadastro deverá ser feito o quanto antes. O Cadastro Único para os que já estão inscritos deve ser atualizado anualmente.

A inserção e atualização do cadastro podem ser realizadas diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado em dois endereços:

– CRAS Espaço da Cidadania: Rua Júlio May, 496 – Centro

– CRAS Espaço de Todos Nós: Rua Miguel Paulus, 802 – Planalto (referência para os bairros Imigrante, Centenário, Olarias, Campestre, Igrejinha, Planalto e Santo André)

O que é o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada – BPC garante o pagamento de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. É um benefício financiado e gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e operacionalizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Texto: Ascom Lajeado